A 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas
Históricas Brasileiras já tem data marcada. A prova que faz parte do calendário
mundial da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) será realizada
entre 19 e 23 de junho e deverá ter a participação de mais de 50 carros
clássicos, fabricados entre 1919 e 1980, de diversos estados brasileiros e do
exterior. O lançamento e apresentação do evento aconteceram nesta terça-feira
(23/4) no Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP), local da largada e chegada da prova.
"Depois do sucesso das duas primeiras edições, esperamos que a prova deste
ano seja ainda maior, com mais inscrições, nível técnico ainda melhor e com
muita emoção e diversão para os participantes. Com certeza será um belo cenário
para a mídia e para os fãs de carros clássicos", afirma Luis Cezar Ramos
Pereira, piloto de rallye e Diretor da Prova.
Prova organizada pelo MG Club do Brasil largará da Capital de São Paulo,
passando por Mogi-Guaçu (SP), onde realizará uma competição de regularidade no
Autódromo Velo Città, seguindo para Águas de Lindóia. Depois, Angra dos Reis
(RJ), Caxambú (MG), Campos do Jordão (SP) e após 1.680 km retorna novamente ao
Shopping Iguatemi (SP-Capital).
"Este ano serão cinco dias de competição, com redução da quilometragem
total, passando de 1.850 para 1.680 quilômetros. Teremos como maiores novidades
a inclusão da prova no mais moderno autódromo do Brasil, o Velo Città, no
primeiro dia, e a prova noturna no encerramento", anuncia o Diretor de
Prova.
Regida pela regras da FIA-Historic e homologado pela FIVA, a prova será no
formato de rallye de regularidade, com médias controladas entre 50 e 80 km/h,
percorrendo estradas vicinais, serras, montanhas, indo do nível do mar a quase
dois mil metros de altitude, com mais de 3.000 curvas, inclusive com uma prova
noturna subindo e descendo serras desafiadoras de Campos do Jordão.
"A Noite do Saci, nome que demos para a prova noturna está confirmada e
serão 90 quilômetros sob total escuridão, com Lua Nova, e que possivelmente irá
estabelecer o vencedor deste ano", prevê Luis Cezar.
A expectativa é que haja a participação de mais de 50 preciosidades, avaliadas
em milhões de reais, entre Rolls-Royce, Triumph, Jaguar, MG, Mercedes-Benz,
BMW, Porsche, Ferrari, Lancia, Alfa-Romeo, Mustang, Thunderbird, Alpine, Volvo
e nacionais como Puma, VW e Karmann-Ghia, entre outros, com o mínimo de 90% de
originalidade e com passaporte FIVA.
Alguns dos carros inscritos tidos como exclusivos e únicos no Brasil são Ford
Escort MK1; Volvo Amazon; Fiat Abarth Rally 124; Alpine A110 e MGV8. Outros
carros como Lancia Fulvia Rally e Saab 850 Sport estão cotados a participarem.
Estes carros são tidos como míticos nos rallies internacionais, ganhadores nas
suas épocas, e hoje estrelas das provas históricas.
Entre os pilotos inscritos o MG Club espera que Nelson Piquet, Roberto Pupo
Moreno e Wilson Fittipaldi voltem a participar, além de aguardar a confirmação
de Emerson Fittipaldi e de grandes empresários e profissionais liberais
colecionadores de carros antigos, e de duplas da Alemanha, Portugal, Argentina
e Uruguai.
"Este ano os competidores estão menos curiosos e mais competitivos, e os
carros mais preparados. A maioria já teve experiência nas duas edições
anteriores. Portanto, a competição vai ficar ainda mais apertada", destaca
Luis Cezar.
Na primeira edição a prova foi vencida pela dupla gaúcha Rogério Franz e Mário
Nardi, com Triumph TR4 (1962), seguidos da Mercedes-Benz 500SL (1980) de
Henrique Thielmann e Lucas Larivoir, e de Julio Berriel e Vera Nonaka com
Mercedes-Benz 350SL (1973). No ano passado a vitória ficou com a dupla mista
carioca Gilbert e Raquel Landsberg, com Jaguar MK2 (1962), seguidos de
Christian De Rey e Fred Macedo, com Corvette (1963) e Franz/Nardi desta vez em
terceiro.
Participantes e inscrições
Os participantes serão divididos em classes, conforme sua experiência e
equipamentos de navegação: Master A - Dupla de piloto e co-piloto experientes,
com direito a equipamento de navegação acoplado ao veículo; Master B - Dupla de
piloto e co-piloto iniciantes (ou não), que utilizam somente o hodômetro do
carro e cronômetro (digital ou analógico); Turismo - Concorrentes não
submetidos a níveis técnicos, só seguindo o roteiro estipulado, e por isso, não
participam da premiação principal. Haverá ainda o Troféu Feminino (Coupe des
Dames), para a melhor dupla composta por mulheres.
Os veículos admitidos a participar, serão classificados nas seguintes
Categorias:
Categoria C (Vintage) - de 01.01.1919 a 31.12.1930
Categoria D (Pós-Vintage) - de 01.01.1931 a 31. 12.1945
Categoria E (Pós-Guerra) - de 01.01.1946 a 31.12.1960
Categoria F (Histórico) - de 01.01.1961 a 31.12.1970
Categoria G (Clássico) - de 01.01.1971 a 31.12.1980
Subdivididos nas seguintes Classes:
Classe 1 - Cilindrada até 1.300cc (média baixa)
Classe 2 - Cilindrada acima de 1.300cc até 2000cc (média alta)
Classe 3 - Cilindrada superior a 2.000cc (média alta)
As inscrições das 1000 Milhas Históricas Brasileiras já estão abertas.
Informações com a secretaria do evento: Solange Gomes Silva
secretariamg@terra.com.br / mgcbr@mgcbr.com.br; (de terça-feira à sexta-feira
das 15h00 as 18h30 - Telefone: 00+55+11+3673-5065 / Fax: 00+55+11+36757489).
Valor das inscrições R$ 2.000,00 até o dia 30/04/13 (após essa data o valor
será de R$ 2.500,00).
Programação
07/06/13 - 16h00 - Encerramento das inscrições;
10/06/13 - 14h00 - Publicação da Lista dos Inscritos;
18/06/13 - Vistoria: 15h30 as 18h00. Local: estacionamento externo traseiro do
Shopping Center Iguatemi - São Paulo - Capital. Coquetel de boas vindas (18h00)
e Parque fechado a partir das 20h00;
19/06/13 - Dia 1: 07h00 - Largada do Shopping Center Iguatemi (São Paulo -
Capital). Autódromo Velo Cittá (prova de habilidade) Mogi Guaçu - Almoço no
local. A partir das 16h00 parque fechado em hotel a ser determinado;
20/06/13 - Dia 2: 08h00 - Largada do Hotel em Mogi Guaçu, em direção a região
de Angra dos Reis-RJ. A partir das 16h00 Parque fechado no hotel sede em RJ;
21/06/13 - Dia 3: 08h00 - Largada do hotel (Angra dos Reis-RJ). A partir das
12h00 almoço no Hotel São Gotardo (Itamonte-MG). A partir das 16h00 Parque
fechado no hotel sede em MG;
22/06/13 - Dia 4: 08h00 - Largada do hotel (Caxambú ou Poços de Caldas-MG).
Chegada em Campos do Jordão-SP - almoço e jantar (Parque Fechado). Re-largada
para prova noturna a partir das 18h00. A partir das 23h00 Parque fechado no
mesmo hotel sede;
23/06/13 - Dia 5: 10h00 - Largada em Campos do Jordão. A partir das 14h00
chegada em Parque fechado no estacionamento externo traseiro do Shopping Center
Iguatemi (São Paulo-SP). A partir das 20h jantar de gala de premiação em São
Paulo (SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário