A
partir de 1º de janeiro de 2014, a norma de emissões Euro 6 entrará em vigor na
Europa. Em função disso, a próxima geração dos caminhões especiais Unimog,
assim como o Unimog “extreme off-roader” e o Econic com acesso em nível
rebaixado, serão introduzidos em seus mercados, no outono de 2013, já com os
novos motores Mercedes-Benz BlueTec 6.
Essas três
famílias de veículos também chegarão ao mercado com amplas inovações de design
interno e externo, bem como de características de condução e operação. Muitos
componentes foram trazidos da produção de caminhões em grande escala, como a
nova arquitetura eletrônica, itens do chassi, nova transmissão e elementos de
controle.
O Econic, em
especial, tornou-se um novo veículo, exceto pela carroçaria e cabina já
reconhecidas e aprovadas pelos clientes. Com isso, novos padrões deste caminhão
singular foram estabelecidos para aplicações do transporte municipal, coleta de
lixo e serviços de distribuição em curtas distâncias.
Atualmente,
alguns veículos de desenvolvimento estão sendo submetidos aos últimos testes,
por exemplo, para uso na desobstrução de estradas durante as temperaturas mais
frias. Este ano, foram realizados novamente diversos percursos de inverno em
Rovaniemi, na Finlândia, que é a capital da Lapônia, no Círculo Ártico.
Os veículos
foram submetidos a exaustivos testes não só com relação às características de
condução e operação, mas também em termos de ergonomia e conforto. Isso
garantiu que os novos veículos com tecnologia Euro 6 pudessem enfrentar
condições climáticas radicais e requisitos extremos, enquanto executavam as
tarefas dos clientes, diariamente, com confiabilidade.
Seja limpando a
neve nos Alpes ou os painéis solares no extremo calor da Espanha, ou ainda numa
ampla variedade de utilizações nos serviços rodoviários durante todo o ano, há
um aspecto que um Unimog precisa assegurar: o conceito de veículo único que
deve executar suas tarefas com confiabilidade, independentemente da altitude,
temperatura ou condições climáticas. Isso também ocorre com o Econic, o veículo
versátil e inovador cuja entrada tem acesso em nível rebaixado para diversas
tarefas.
Partida a
frio a menos 30 graus centígrados
Já há três anos,
os engenheiros da Mercedes-Benz submeteram a última geração de caminhões
especiais, equipados com motores BlueEfficiency Power, às condições mais
difíceis, como parte de seu programa de testes de inverno.
Temperaturas que
atingem menos 30 graus centígrados, somadas a metros de neve e estradas
congeladas, são fatores que apresentam um imenso desafio ao homem e à máquina.
Em pistas de testes de dinâmica e manejo de veículos, incluindo curvas extremas
e trilha florestal, a equipe de desenvolvimento submeteu as novas gerações do
Unimog e do Econic a semanas de testes extremamente severos. A meta era
otimizar o funcionamento do veículo, sua eficiência, ergonomia e conforto
operacional.
Todos os
caminhões foram equipados com instrumentos de medição high-tech (em algumas
circustâncias, foram 300 pontos de medição). Graças a isso, foram coletadas
enormes quantidades de dados. Isso permitiu, por exemplo, que os técnicos
reunissem informações sobre o desempenho da partida a frio dos motores Euro 6 e
o funcionamento da transmissão a menos 25 graus centígrados.
Com base nesses
resultados, os engenheiros conseguiram desenvolver medidas adicionais visando
melhorar as propriedades da partida a frio, considerando temperaturas abaixo de
30 graus. Isso foi possível por meio de aquecimento auxiliar para pré-aquecer o
líquido de arrefecimento.
Alguns elementos
da tecnologia BlueTec 6 também foram testados. Este é o caso do filtro de
partículas, que, combinado com o sistema SCR da Mercedes-Benz, já está sendo
usado com sucesso há anos, reduzindo as emissões de material particulado a
níveis que quase não se pode detectar.
Foram também
testadas as características de funcionalidade e o rápido descongelamento do
sistema AdBlue em temperaturas abaixo de 10 graus centígrados, assegurando a
confiabilidade. Entretanto, independentemente das medidas que permitem que os
veículos atendam à norma Euro 6 em termos de redução de emissões, a principal
meta era que o consumo de combustível deveria continuar baixo.
Os testes dos
caminhões especiais na Finlândia não se restringem à tecnologia. Há foco também
na condução, padrões de segurança e conforto do motorista. Entre esses
elementos destaca-se o aquecimento confiável e eficaz, o que inclui um
parabrisa aquecido para proporcionar um campo de visão mais claro tão rápido
quanto possível. Os engenheiros dependiam disso, pois a parte final do teste
era uma longa jornada de Rovaniemi para Arjeplog, na Suécia, sob o inverno gelado
da Escandinávia. Ao fim da missão, Walter Eisele, chefe de Produção e
Desenvolvimento da Mercedes-Benz Special Trucks, e sua equipe ficaram
extremamente satisfeitos com os resultados. "É uma experiência muito
especial quando, após tantos meses de desenvolvimento, você consegue dirigir o
novo Econic e o novo Unimog por distâncias tão longas, em teste de resistência
e sob condições radicais," afirmou Eisele.
Teste de
verão sob 45 graus centígrados à sombra
Os veículos
especiais da Mercedes-Benz terão, é claro, que demonstrar seu valor também nos
testes de verão. Eles ocorrem, anualmente, nos meses mais quentes na Europa,
entre julho e agosto, no centro de testes da província de Granada, no sul da
Espanha. Lá, entre diversas atividades, os engenheiros avaliam o desempenho dos
veículos na subida da Serra Nevada, até uma altitude de cerca de 2.500 metros,
sob intenso calor, que pode atingir 45 graus à sombra, em clima seco e sol
escaldante.
Os aspectos a
serem testados incluem o funcionamento dos sistemas de ar condicionado e
refrigeração. "Enquanto os testes de inverno na Finlândia comprovam a
adequação dos veículos ao frio extremo, na Espanha certificamo-nos que o calor
e as diferenças de altitude não apresentem problemas”, diz Walter Eisele. “Isso
garante que os clientes possam confiar em nossos veículos para todos os usos e
a qualquer tempo”.
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