sábado, 13 de abril de 2013

BRIDGESTONE APRESENTA NOVO CONCEITO DE PNEU "GRANDE & ESTREITO"



A Bridgestone Corporation e sua filial Bridgestone Europa, com sede em Bruxelas, na Bélgica, anunciaram recentemente um novo conceito de pneu “Grande & Estreito” (Large & Narrow, em inglês), que foi apresentado no espaço de exposição da Bridgestone na 83ª edição do Salão do Automóvel, em Genebra.

Este protótipo representa uma nova categoria de pneus sendo mais estreito e com o diâmetro mais largo que os convencionais. Conta com uma tecnologia a favor do meio ambiente que permite aos veículos atingir uma maior eficiência no uso do combustível, contribuindo para uma menor emissão de CO2. Além disso, a pressão de enchimento é maior do que nos pneus já existentes, com um desenho que inclui um novo padrão e compostos exclusivos. Com esta inovação tecnológica são percebíveis níveis significativamente mais baixos de resistência ao rolamento e nível mais elevado de aderência em piso molhado.

A Bridgestone tem avançado rapidamente no desenvolvimento desta tecnologia para introduzi-la no mercado, de modo que está prevista para ser também incorporada nos produtos da linha Bridgestone ECOPIA e como equipamento original para a nova geração de veículos.

Sendo o líder mundial na fabricação de pneus, o Grupo Bridgestone trabalha para alcançar em 100% o uso de materiais recicláveis e reduzir as emissões de CO2 através de produtos que proporcionem maior eficiência do combustível. Com essas ações, a marca continua a fornecer pneus de classe mundial, que são sustentáveis a partir de duas perspectivas: para os negócios e para o benefício do meio ambiente. Assim, a empresa continuará a impulsionar o desenvolvimento de várias tecnologias para ajudar a alcançar uma sociedade mais sustentável.

1. Desempenho Ambiental
Com um pneu de maior diâmetro vertical e que aumenta a pressão de enchimento interno, é possível limitar consideravelmente as alterações na banda de rodagem do pneu, isto é, na parte que entra em contato com o solo.

Através da otimização da estrutura dos pneus que aplicam essa tecnologia e ao utilizar o material mais adequado, foi alcançado um coeficiente de resistência ao rolamento de aproximadamente 30% menor do que nos pneus de medidas convencionais (medida 175/65R15).  Além disso, a fabricação de pneus mais estreitos reduz a resistência do ar, um fator importante a se levar em conta quando se deseja mais eficiência no combustível. Devido a essas características, os pneus assinalados como “Grande & Estreito” serão capazes de apresentar elevados níveis de eficiência de combustível, inovando outros modelos já introduzidos pela Bridgestone no mercado.

2. Segurança
Os produtos fabricados com essa tecnologia ajudam a reduzir a pressão ao dirigir na chuva ou sob outras condições molhadas. Foram especialmente projetados para ter uma banda de rodagem mais larga e com maior pressão ao contato, o que ajuda a evitar o acúmulo de água entre o pneu e o chão. Estas características, combinadas com os benefícios recentemente desenvolvidos, os padrões e os compostos especializados, oferecem melhor desempenho na aderência em piso molhado em aproximadamente 8% comparado com os pneus convencionais, melhorando a segurança do condutor e dos passageiros.

O lançamento deste pneu conceito “Grande & Estreito” é uma das iniciativas da companhia para “contribuir com a redução das emissões de CO2 em 50%”, objetivo estabelecido pelo Grupo Bridgestone em sua missão e visão ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário