A Bridgestone
Corporation e sua filial Bridgestone Europa, com sede em Bruxelas, na Bélgica,
anunciaram recentemente um novo conceito de pneu “Grande & Estreito” (Large
& Narrow, em inglês), que foi apresentado no espaço de exposição da
Bridgestone na 83ª edição do Salão do Automóvel, em Genebra.
Este protótipo representa uma nova categoria de pneus
sendo mais estreito e com o diâmetro mais largo que os convencionais. Conta com
uma tecnologia a favor do meio ambiente que permite aos veículos atingir uma
maior eficiência no uso do combustível, contribuindo para uma menor emissão de
CO2. Além disso, a pressão de enchimento é maior do que nos pneus já
existentes, com um desenho que inclui um novo padrão e compostos exclusivos.
Com esta inovação tecnológica são percebíveis níveis significativamente mais
baixos de resistência ao rolamento e nível mais elevado de aderência em piso
molhado.
A Bridgestone tem avançado rapidamente no desenvolvimento
desta tecnologia para introduzi-la no mercado, de modo que está prevista para
ser também incorporada nos produtos da linha Bridgestone ECOPIA e como
equipamento original para a nova geração de veículos.
Sendo o líder mundial na fabricação de pneus, o Grupo
Bridgestone trabalha para alcançar em 100% o uso de materiais recicláveis e
reduzir as emissões de CO2 através de produtos que proporcionem maior
eficiência do combustível. Com essas ações, a marca continua a fornecer pneus
de classe mundial, que são sustentáveis a partir de duas perspectivas: para os
negócios e para o benefício do meio ambiente. Assim, a empresa continuará a
impulsionar o desenvolvimento de várias tecnologias para ajudar a alcançar uma
sociedade mais sustentável.
1. Desempenho Ambiental
Com um pneu de maior diâmetro vertical e que aumenta a
pressão de enchimento interno, é possível limitar consideravelmente as
alterações na banda de rodagem do pneu, isto é, na parte que entra em contato
com o solo.
Através da otimização da estrutura dos pneus que aplicam
essa tecnologia e ao utilizar o material mais adequado, foi alcançado um
coeficiente de resistência ao rolamento de aproximadamente 30% menor do que nos
pneus de medidas convencionais (medida 175/65R15). Além disso, a
fabricação de pneus mais estreitos reduz a resistência do ar, um fator
importante a se levar em conta quando se deseja mais eficiência no combustível.
Devido a essas características, os pneus assinalados como “Grande &
Estreito” serão capazes de apresentar elevados níveis de eficiência de
combustível, inovando outros modelos já introduzidos pela Bridgestone no
mercado.
2. Segurança
Os produtos fabricados com essa tecnologia ajudam a
reduzir a pressão ao dirigir na chuva ou sob outras condições molhadas. Foram
especialmente projetados para ter uma banda de rodagem mais larga e com maior
pressão ao contato, o que ajuda a evitar o acúmulo de água entre o pneu e o
chão. Estas características, combinadas com os benefícios recentemente
desenvolvidos, os padrões e os compostos especializados, oferecem melhor
desempenho na aderência em piso molhado em aproximadamente 8% comparado com os
pneus convencionais, melhorando a segurança do condutor e dos passageiros.
O lançamento deste pneu conceito “Grande & Estreito”
é uma das iniciativas da companhia para “contribuir com a redução das emissões
de CO2 em 50%”, objetivo estabelecido pelo Grupo Bridgestone em sua missão e
visão ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário