domingo, 14 de abril de 2013

Porsche Challenge: Ferraiolo vence prova cheia de disputas em Barcelona



Ipe Ferraiolo liderou de ponta a ponta e as disputas pelo segundo lugar foram as maiores responsáveis pelas emoções que a Porsche Challenge ofereceu ao público presente às arquibancadas do autódromo de Barcelona. Depois de muita briga, Eduardo Azevedo subiu ao pódio em segundo lugar e dedicou o resultado ao filho, Dudu, que completou dois anos de idade neste sábado. Alan Turres, sem correr na Challenge há mais de seis meses, celebrou sua volta à categoria com um terceiro lugar.

Turres, por sinal, fez a melhor largada da corrida. Pulou do sexto para o segundo lugar antes da primeira curva, atrás apenas de Ferraiolo. As disputas pelo segundo lugar foram decisivas para Ferraiolo abrir grande vantagem já nas primeiras voltas: antes mesmo de passar pela linha de chegada pela primeira vez, Ambrósio e Otávio Mesquita ultrapassaram Turres. Logo em seguida, Mesquita bateu de leve em Ambrósio e acabou levando a pior: o pára-choque dianteiro de seu carro se soltou e o pneu dianteiro direito furou. Logo em seguida, abandonou a prova.


Sem Mesquita, a batalha pelo segundo lugar ficou entre Ambrósio, Azevedo e Turres. Durante várias voltas, Azevedo tentou de tudo para conseguir a ultrapassagem, mas Ambrósio defendia com garra a posição. Na penúltima volta, um furo no radiador jogou líquido nas rodas e Ambrósio rodou, caindo para sexto. Johnny Freire foi o quarto e Marcelo Stallone (que colocou o escudo do F. C. Barcelona no capô de seu Porsche) terminaram em quarto e quinto lugares. 

No pódio, Ferraiolo recebeu o troféu (e, à moda antiga, uma coroa de louros) das mãos do ex-piloto alemão de F1 Jochen Mass, que na sexta-feira havia testado um carro da Challenge. De brincadeira, os pilotos fizeram menção de dar um banho de champanhe em Mass, mas ficaram apenas na ameaça. "Ainda bem que não fizeram isso. Esta é a minha última blusa limpa nesta viagem!", brincou o alemão, que deixará Barcelona na manhã deste domingo.

A corrida 4 acontecerá neste domingo e será disputada conjuntamente com a da Porsche Cup. O portal Terra transmitirá esta prova ao vivo a partir das 8:10 (horário de Brasília, 13:10 na Espanha). Em seguida, serão exibidos os VTs da prova 3 da Cup (às 9:00) e da prova 3 da Challenge (às 9:30). 


Declarações dos três primeiros colocados

Ipe Ferraiolo - "Fiz uma boa largada, mas o Alan foi ainda melhor: saiu de sexto para segundo. Logo na terceira volta, vi que tinha uma boa distância e procurei manter um ritmo confortável, que me garantisse uma boa vantagem. A pista estava escorregadia, mas em linha com o que eu já havia observado no treino classificatório."

Eduardo Azevedo - "Não fui bem nos treinos, mas na largada passei dois carros e isso me deu confiança. Quando vi, estava atrás do Carlinhos. Forcei ao máximo para ver se ele cometia algum erro e acabei conseguindo passar. O mais legal é conseguir um resultado como este em Barcelona, a cidade preferida da minha mulher. Dedico este resultado a ela e ao nosso filho, o Dudu."

Alan Turres - "Fiz uma ótima largada e cheguei a ficar lado a lado com o Ipe, mas evitei entrar em brigas mais acirradas como a do Edu e do Carlinhos. Depois, perdi algum tempo atrás do Rodolfo (Ometto, que estava uma volta atrás). Quando consegui ultrapassá-lo, o Edu e o Carlinhos estavam muito à frente."

Resultado final da prova 3 da Porsche Challenge
1) 00-Ipe Ferraiolo, 14 voltas em 27:46.425, média de 140,8 km/h
2) 88-Eduardo Azevedo, a 28.227
3) 99-Alan Turres, a 34.513
4) 11-Johnny Freire, a 35.770
5) 17-Marcelo Stallone, a 38.451
6) 18-Carlos Ambrósio, a 53.514
7) 21-Christian Pons, a 1:02.043
8) 77-Daniel Schneider, a 1:02.372
9) 2-Vitor Scheid, a 1:11.308
10) 82-Renato Benedetto, a 1:17.214
11) 31-Marcello Sant’Anna, a 1:17.986
12) 55-Caê Coelho, a 1:18.235
13) 44-Luiz Arruda, a 1 volta
14) 7-Sérgio Laganá, a 1 volta
15) 8-Rodolfo Ometto, a 1 volta
16) 10-Carlos Silveira, a 3 voltas (não corria no final)
Não classificado:
51-Otávio Mesquita, a 11 voltas (carro danificado em colisão com carro 18)
Volta mais rápida: Ipe Ferraiolo, 1:55.390


Nenhum comentário:

Postar um comentário