A 1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra terminou neste domingo, dia 19,
e teve como vencedoras as equipes Computer Society, Sales Soluções e Top Dow,
que desenvolveram aplicativos para melhorar o transporte público. Esta foi a
26ª realizada em todo o mundo e a primeira no Brasil dedicada ao transporte
público e que teve como tema “O Transporte Público Sustentável e Acessível Como
Centro das Soluções de Mobilidade Multimodal” e contou com o apoio da União
Internacional do Transporte Público (UITP) e da Fundação Youth for Public
Transport (Y4PT).
Juntas, a três
equipes semifinalistas, Computer Society, Seles Soluções e Top Dow, vão
apresentar, no próximo dia 23 de março, suas propostas durante a Semana UITP
América Latina, que acontecerá no Centro Britânico Brasileiro, na capital
paulista. As três equipes ganharam como “prêmio” a criação de uma incubadora
(startup) por um período de até seis meses. Será permitido aos integrantes
darem prosseguimento às ideias apresentadas dentro de um ambiente com a infraestrutura
necessária a ser disponibilizada por técnicos da EMTU.
Os 11 grupos de
programadores, designers ou técnicos das áreas de inovação e tecnologia se
reuniram durante todo o final de semana com o objetivo de desenvolver, em 34
horas ininterruptas, propostas de solução para o problema de mobilidade.
O que é uma
Hackatona?
“Hackatona”
(vocábulo que mistura as palavras hacker e maratona) é uma atividade intensiva
onde um conjunto de pessoas (programadores, designers, técnicos etc) da área de
inovação e tecnologia se reúnem intensivamente com o objetivo de desenvolver em
curto espaço de tempo uma solução ou proposta de solução para um problema de
mobilidade específico proposto.
A meta é
entregar um protótipo, ou uma prova de conceito de uma possível solução. Não se
espera que o resultado seja o produto ou sistema concluído, mas que ele
contenha as características principais que permitam comprovar sua aplicação
prática.
Ao término do
período proposto o resultado desenvolvido é apresentado a uma comissão
julgadora e aos demais participantes. São escolhidas as melhores soluções para
premiação ou para o apoio à continuidade do projeto.
É comum que não
se aceitem soluções completas ou parcialmente pré - desenvolvidas, permitindo
assim que a realização aconteça ao longo do evento. Recursos chaves como dados
e internet são oferecidos aos participantes, e o resultado final pode ser
disponibilizado para a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário