Atenta às tendências da indústria, a MAN Latin America
investe em novos conceitos de logística para deixar sua fábrica de caminhões e
ônibus Volkswagen e MAN ainda mais eficiente. No último ano, a montadora
desenvolveu três projetos com foco em ganho de produtividade que geraram
redução de 40% no custo do transporte interno, diminuição de 75% do inventário
de peças em processo e mais liberação de 60% do espaço da borda de linha em
determinadas áreas.
“A logística vem evoluindo e representa cada vez mais um
papel estratégico nas empresas. Onde existe um processo produtivo, sempre vai
haver uma oportunidade de melhoria e esse é o alvo de nosso trabalho. Em nossa
operação, entendemos que essa cultura garante nossa competitividade e seus
benefícios elevam a rentabilidade de todo o negócio, por isso implementamos
novos conceitos e mantemos atenção permanente nesse campo”, afirma Adilson
Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística.
Uma das soluções criadas de forma pioneira na indústria é
com o conceito de abastecimento inteligente das peças da linha de produção. A
iniciativa consiste em prateleiras móveis que são levadas do estoque por um
rebocador, uma vez ao dia, com as peças necessárias para o uso específico em
cada posto de trabalho da linha de montagem. Parece simples, mas esse processo,
que hoje já foi implementado em mais da metade da fábrica, liberou 60% do
espaço ocupado na borda de linha e diminuiu o inventário em processo em 75%.
Por outro lado, a montadora também deu início à
utilização de veículos guiados de forma autônoma — conhecidos como AGV — na
fábrica. Esses modelos atendem a mais de 10% das rotas traçadas para
transportar peças e dispositivos na linha de montagem. Ao todo, seis AGVs cumprem
instruções já programadas em seu sistema, percorrendo trajetos pré-definidos
com linhas traçadas no piso.
A expertise da MAN Latin America se estende também à fabricação interna desses
veículos: dois deles foram desenvolvidos pelos colaboradores da empresa com
recursos internos, gerando uma economia de cerca de 30% em relação à sua
aquisição externa. “O objetivo agora é aprimorar esse conhecimento e expandir
para toda nossa operação”, explica Adilson.
E não é só dentro da linha de produção que a inovação tem
seu espaço. Outra novidade que entrou em operação e já rende frutos são dois
caminhões Constellation 19.330 adaptados especialmente para agilizar o
transporte interno de peças do Centro Logístico e do Parque de Fornecedores
rumo à linha de montagem.
O veículo conta com cabine modificada, com uma porta de
acesso na parte traseira, e quinta roda automatizada que possibilita a troca
rápida da carreta, contribuindo para aumentar a eficiência e diminuir o custo
deste transporte em até 40%. Com a nova configuração, o motorista passa a ter
melhor movimentação dentro da cabine e consegue ter acesso à carreta de forma
ágil e prática.
Montadora expande também
sistema logístico
Em outra frente, a MAN Latin America dá continuidade a suas inovações já
desenvolvidas. O sistema por comando de voz para seleção e manuseio das peças
que chegam à linha de montagem da fábrica foi ampliado e atende agora a mais
áreas, totalizando mais de 15 mil itens por dia neste conceito. Entre seus
benefícios, uma redução no tempo da operação em 25% e a maior assertividade do
abastecimento da linha de produção.
Tendências no foco
O trabalho não para. Novos conceitos logísticos estão em investigação para antecipar
as evoluções da nova revolução industrial em andamento, a chamada indústria
4.0, que prevê conectividade e autonomia aos processos produtivos.
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