Alta Roda nº 982/282 – 16 /03 /2017
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Fernando Calmon |
Uma
das melhores edições nos últimos anos do Salão do Automóvel de Genebra cerra
suas portas no próximo domingo, 19 de março, com um legado de tirar o fôlego.
Foram tantas novidades, carros-conceito e de sonhos, revelação de tendências e
veículos especiais que visitantes terão dificuldade de relatar tudo o que
viram. Na véspera da abertura, a GM anunciou a venda de sua subsidiária alemã
Opel ao Grupo PSA (Peugeot, Citroën e DS), que passa ser o segundo em vendas no
mercado europeu. E no período da mostra o Grupo Volkswagen e a Tata assinaram,
na Índia, um memorando de colaboração, em geral primeiro passo para voos mais
altos no futuro.
Por falar em voar, é exatamente isso que a Italdesign e a fabricante de aviões
Airbus pensaram como alternativa ao trânsito congestionado. Nesse caso a
solução se parece com um drone: quatro rotores elevam o carro e o deslocam em
curta distância. O autônomo Sedric, primeiro veículo-conceito com sinergia de
todas as marcas do Grupo VW, dispensa volante, pedais e quadro de instrumentos.
Trata-se de um monovolume ideal para uso como táxi ou transporte porta a porta.
Do oriente vieram soluções audaciosas. A chinesa Techrules apresentou o Ren com
dois, quatro ou seis motores elétricos e até 1.305 cv e 238 kgfm. Tem três
lugares em uma fileira (motorista na posição central, mais elevada) e Giorgetto
Giugiaro assina seu desenho audaciosamente futurístico. De Cingapura veio outro
elétrico, o Vanda Dendrobium, cujas duas portas e teto rígido abertos lembram
uma orquídea selvagem. Em polo oposto, no aspecto retrô, a estreante britânica
Eadon Green apresentou o Black Cuillin cupê inspirado no Morgan Aero dos anos
1930.
Entre os supercarros houve duas estreias. Ferrari 812 Superfast (sucessor do
F12 Berlinetta), que o mítico fabricante italiano anuncia como o mais rápido de
seus modelos até hoje (0 a 100 km/h em 2,9 s), e o McLaren 720S, que acelera
exatamente igual. A marca sueca de produção artesanal Koenigsegg estima que seu
híbrido Agera RS Gryphon, de 1.500 cv, vá de 0 a 400 km/h em 20 s!
Emerson Fittipaldi mostrou maquete em tamanho real de seu carro esporte EF7
desenvolvido para as pistas, mas que poderá ter versão de rua. O ex-piloto, de
70 anos, se associou à Pininfarina e à HWA. Serão apenas 39 unidades, motor V-8
de 600 cv e apenas 1.000 kg de peso. Primeira unidade dentro de um ano custaria
cerca de 50% do McLaren 720S.
A Volkswagen confirmou – sem mostrá-lo em Genebra – a produção do novo Polo
aqui, no segundo semestre, simultaneamente à Alemanha com a arquitetura MQB de
Golf e Passat. Para o Brasil foi ainda reservado o Virtus, primeira aplicação
dessa arquitetura em um sedã compacto, mas de dimensões generosas (sem previsão
para a Europa). Estreou também o Arteon, sedã-cupê de quatro portas
médio-grande antes conhecido como CC, que inicia diversificação estilística dos
modelos da marca.
Entre os carros que chegarão importados este ano, destaques para Volvo XC60 e
Range Rover Velar. O primeiro avançou na condução semiautônoma nas estradas de
pista simples, ampla maioria no mundo. Se o motorista se distrair e invadir a
faixa contrária em que exista um veículo, é reconduzido automaticamente à sua.
Atua entre 60 km/h e 140 km/h. Velar, quarta derivação de SUVs médios Land
Rover, tem intenção de se opor ao Porsche Macan, o mais vendido da marca alemã.
Reestilizações também interessantes dos Audi RS5, SQ5 e do RS3, tendo este o
último motor de cinco cilindros a gasolina em produção no mundo, de 400 cv!
Em Genebra, cantão francês da Suíça, impressionou a calorosa recepção para a
releitura moderna e impactante do Alpine A110, pequeno cupê de mecânica Renault
dos anos 1960. É provável a marca francesa importá-lo para o Brasil, onde a
geração anterior A108 foi produzida entre 1961 e 1966 como Willys Interlagos.
Apenas 882 unidades deixaram a linha de montagem.
RODA VIVA
VOLVO XC90 T8, de quatro ou cinco lugares, agora também é
oferecido na versão híbrida plugável em tomada. Motor elétrico de 87 hp e 24
kgfm aciona apenas as rodas traseiras, o que permite tração 4x4 sem necessidade
de cardã. Tanque de gasolina diminuiu para dar lugar à bateria e tem 50 litros.
Autonomia puramente elétrica alcança até 35 km. Preços: R$ 456.950
(Inscription, cinco lugares) a 519.950 (Excellence, quatro lugares).
FIAT e o portal Amazon implantaram, no mercado
italiano, processo de compra pela internet. Depois de configurar, encomendar e
receber um pequeno desconto, o cliente retira o carro na concessionária. Os
três modelos oferecidos (Panda, 500 e 500 L) cobrem dois terços da oferta atual
da marca. Ainda não há decisão de levar a experiência para outros países.
PROJETO na Câmara dos Deputados cria a obrigatoriedade
de justificativa por escrito nas decisões dos julgamentos das autuações e
penalidades de trânsito. Deve ficar esquecido nas comissões. Iniciativa do
deputado Alberto Fraga (DEM-DF) esbarra na falta de estrutura das juntas de
apelação. Motoristas ficam sem saber por que seu recurso foi indeferido.
Lamentável.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista
especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos
técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna
automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede
nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do
site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter: www.twitter.com/fernandocalmo fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
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