A Embraer realizo, na
fábrica de São José dos Campos, o primeiro voo do quarto protótipo do jato
E190-E2, que foi concluído em duas horas. Essa aeronave será utilizada para
testes específicos de interior, tais como evacuação de cabine, conforto
ambiental e ruído interno.
A aeronave, número de série 20.004, vai se juntar à frota
de testes em voo, composta pelos três primeiros protótipos E190-E2, que,
juntos, acumularam mais de 650 horas de voo até o momento. O primeiro jato
E190-E2 está programado para ser entregue no primeiro semestre de 2018 e o
operador de lançamento será a Widerøe, maior companhia aérea regional da
Noruega.
“Em termos de campanha de certificação, a Embraer já
realizou o congelamento da configuração aerodinâmica e concluiu vários testes,
tais como a verificação da qualidade de voo, decolagem e aterrisagem curtas,
desempenho em subida, determinação da tração em voo, estabilidade de trem de
pouso e outros testes de sistemas. Em breve vamos avaliar a qualidade de voo em
alta velocidade, executar testes de estabilidade aeroelástica, gelo natural e
operações em baixa temperatura”, explica Luís Carlos Affonso, Vice Presidente
de Operações da Embraer Aviação Comercial.
Além da campanha de testes em voo, a Embraer está
realizando mais de 30 mil horas de testes em solo, bem como análises de
integração. Com o objetivo de entregar um avião mais maduro no momento da
entrada em serviço, a companhia emprega bancadas de testes, como rigs e o iron
bird, onde todos os sistemas de aeronaves estão disponíveis em escala completa,
incluindo a cabine de pilotagem. Esta ferramenta permite à Embraer simular os
voos de cada modelo de E2, otimizar o desempenho de sistemas e refinar a
qualidade de voo.
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