A Volkswagen do Brasil acaba de
conquistar a marca de 1,5 milhão de unidades do modelo Voyage produzidas no
País. O marco produtivo foi representado pelo Voyage Highline na cor azul
Lagoon, fabricado na unidade de Taubaté, no interior de São Paulo.
“O Voyage é um modelo que se destaca pela sua versatilidade. É um veículo
compacto, conectado, perfeito para a cidade, e alia conforto e espaço interno,
para a família. O marco de 1.500.000 unidades produzidas é prova disso”, diz o
Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM), David Powels.
Derivado do Gol, o Voyage foi lançado em julho de 1981 e foi totalmente
projetado e desenvolvido no Brasil. Ao longo de sua história, já teve mais de
420 mil unidades exportadas para 61 países. Quinto modelo Volkswagen mais
vendido do mercado brasileiro, o Voyage registrou 26.074 unidades
comercializadas no mercado nacional em 2016.
História
Oferecido inicialmente apenas com carroceria de duas portas, o Voyage foi
lançado nas versões S e LS, com opção de motores movidos a álcool ou a
gasolina, ambos de 1,5 litro e refrigerados a água. O câmbio era de quatro
marchas.
A produção do Voyage teve início na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do
Campo, que fabricou 340.891 unidades do carro em dois períodos: entre 1981 e
1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na
fábrica de Taubaté, no interior do estado de São Paulo. Desde 2008, o modelo é
produzido exclusivamente na unidade de Taubaté, na mesma linha em que é
fabricado também o Novo Gol.
Pelo
mundo
Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage é que o sedã somente é
comercializado com este nome no Chile, Colômbia e Argentina. Nos demais países
da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol
Sedan.
Já nos Estados Unidos e no Canadá, onde foi vendido durante um período de sete
anos (de 1987 a 1993), foi chamado de Fox (o atual modelo com este nome ainda
não existia) e somou mais 202 mil unidades comercializadas. Na ocasião, o
Voyage exportado já contava com uma novidade para a época que era um inédito
sistema de injeção de combustível. Em relação às versões comercializadas no
Brasil, os modelos receberam aproximadamente 2.000 modificações, incluindo suspensão
e câmbio de quatro marchas com “overdrive” (longo).
Atualmente, o Voyage é exportado para oito países: Argentina, México, Bolívia,
Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai. Entre os 61 países onde o Voyage já
foi comercializado estão Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia.
Evolução
constante
A versão inicial do Voyage passou por inúmeras atualizações ao longo de sua
história, marcada também por várias séries especiais, a começar pelo Voyage
Plus, de 1983, e o Voyage Los Angeles, caracterizado pela cor azul metálica,
que homenageava os Jogos Olímpicos realizados na cidade americana. Sua produção
se estendeu até 1996, quando o modelo foi substituído no portfólio da
Volkswagen pelo recém-chegado Polo Classic.
Em 2008, com plataforma totalmente nova e desenvolvido simultaneamente com a
quinta geração do Gol, o Voyage retornou ao mercado, trazendo motor
transversal, maior espaço interno e tecnologia e conforto condizentes com os
novos níveis de exigência do mercado brasileiro do século 21. Oferecido com
motores TotalFlex 1.0 e 1.6, a partir do ano seguinte ele também passou a
contar com a opção da transmissão automatizada I-Motion.
De lá para cá, ano a ano, o sedã vem se modernizando e inovando sua categoria.
Seja em estilo ou em equipamentos de série. No início de 2016, o sedã recebeu
na linha 2017, entre outras novidades, a evolução de design, um interior
completamente novo e passou a contar com a tecnologia Volkswagen App-Connect, a
mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado.
Cronologia
1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1,5 litro refrigerado a
água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e
LS (Luxo Super)
1982 – Eleito Carro do Ano pela revista AutoEsporte. Início da fabricação
também na Argentina, onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel, e
da exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon
1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6
1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles,
homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos, na cor azul
metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro
(limitada a duas mil unidades). Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido
como opcional
1985 – Passa a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8
1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8
1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente
com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062
unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado
americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super)
passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na
suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e
para-choques
1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.
1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e
para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700.000 unidades produzidas, dessas mais
de 400.000 foram destinadas ao mercado interno e o restante para o externo,
principalmente para os Estados Unidos, e Argentina (onde recebeu o nome de
Gacel e Senda), além de outros países da América Latina, África e Europa. Até
1991 a VW já havia exportado mais de 170 mil unidades para os EUA.
1993 – Série especial Sport, com motor 1.8
1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens
opcionais
1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando
lugar ao Polo Classic
2008 – Volta do Voyage após 12 anos de ausência do mercado. Desenvolvido
juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas
completamente novas.
2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6
2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa,
Módulo Alto-falantes e o Módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6
2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa
a contar com design global e equipamentos inéditos. Novo Voyage traz a nova
geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova
denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível).
2014 - passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas
versões: Trendline, Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a
Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline
2016 – Modelo recebe evolução de design, interior completamente novo e a
tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment
no mercado. Estreia do motor 1.0l de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha
Voyage.
2017 – Conquista a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário