Dez meses após o primeiro voo do E190-E2, a Embraer
realiza o voo inaugural de mais uma aeronave da segunda geração da família de
E-Jets antes da previsão inicial. Nesta quarta-feira, decolou pela primeira vez
o jato E195-E2, maior integrante da família e também o mais eficiente avião
comercial do mundo para rotas domésticas. O voo, originalmente programado para
o segundo semestre deste ano, ocorreu apenas três semanas após a cerimônia de
apresentação da aeronave.
“Com nível de eficiência único, o E195-E2 oferece aos
nossos clientes a oportunidade de desenvolver novos mercados com maior
lucratividade sem comprometer a competitividade de custo unitário. É uma
máquina de geração de resultado”, disse John Slattery, Presidente & CEO,
Embraer Aviação Comercial.
Com custo por viagem 20% menor e custo por assento
similar ao de aviões maiores, o E195-E2 é o avião ideal tanto para o
crescimento de empresas regionais quanto para a complementação de frota de
empresas de baixo custo e linhas principais (mainline). O avião terá uma
economia de até 24% de consumo e 20% nos custos de manutenção por assento
quando comparado ao E195 atual.
O E195-E2 decolou às 11h22, hora local, das instalações
da Embraer em São José dos Campos e voou durante duas horas, marcando assim o
início da campanha de certificação da aeronave. A tripulação, formada pelos
pilotos Márcio Brizola Jordão e José Willi Pirk, além dos engenheiros de voo
Celso Braga de Mendonça e Mario Ito avaliou o desempenho da aeronave, qualidade
de voo e o comportamento de sistemas tais como o piloto automático, fly-by-wire
e retração do trem de pouso.
“Com uma envergadura de 1.4 metros maior que o do
E190-E2, o E195-E2 torna-se a aeronave com maior alongamento entre jatos de
corredor único, aumentando assim sua eficiência de consumo de combustível
”, explica Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Operações, Embraer Aviação
Comercial. “Aplicamos a experiência de mais 17 milhões de horas voadas e a base
de clientes de mais 100 clientes de jatos para desenvolver o E195-E2 com o
custo total mais competitivo na indústria.”
A Embraer utilizará dois aviões na campanha de
certificação do E195-E2. O primeiro protótipo será utilizado nos ensaios de
aerodinâmica e desempenho, enquanto o segundo avião, que também deve realizar o
voo inaugural até o fim deste ano, será empregado na validação de tarefas de
manutenção e de interior. A entrada em serviço comercial está planejada para
2019, com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
O E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos em
comparação com o E195 atual, podendo ser configurado com 120 lugares em duas
classes de serviço, ou até 146 assentos em classe única. A aeronave também tem
aumento significativo de alcance com relação ao modelo atual, de mais de 800
quilômetros adicionais (450 milhas náuticas), o que possibilitará viagens de
até 4.500 quilômetros (2.450 milhas náuticas) de distância.
Os E2 alcançaram 275 pedidos firmes, sendo 90 para o
E195-E2, além 415 opções e direitos de compra e cartas de intenção, totalizando
690 compromissos de companhias aéreas e empresas de leasing. Atualmente, a família
de E-Jets opera com cerca de 70 clientes em 50 países, sendo líder global no
segmento até 130 assentos, com mais de 50% de participação de mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário