O caminhão E-Delivery - Emissão Zero, apresentado hoje
pela Volkswagen Caminhões e Ônibus no primeiro Volkswagen Truck & Bus
Innovation Day realizado em Hamburgo, na Alemanha marca um novo capítulo na
história brasileira de transportes de carga por incluir a tecnologia da tração
elétrica, que preserva o meio ambiente pela emissão zero de poluentes e
reduz o nível de ruído e os custos de manutenção.
A ELETRA, empresa nacional pioneira no desenvolvimento de
ônibus elétricos no Brasil, foi a parceira da MAN-Volkswagen neste projeto, responsável
pelo powertrain de tração e integração dos sistemas. Foi um trabalho que
envolveu toda a experiência das duas empresas, de um lado 20 anos desenvolvendo
sistemas de tração elétrica para ônibus e de outro a maior montadora de
caminhões do Brasil e líder mundial. O resultado não poderia ser diferente, um
produto que reúne sustentabilidade com qualidade e confiabilidade.
O caminhão E-Delivery é um projeto brasileiro que envolve
toda a cadeia nacional de componentes. O motor elétrico e inversor, são da
também brasileira WEG, uma multinacional com fábrica em vários países. Apenas
as baterias não são produzidas no Brasil.
O caminhão E-Delivery tem autonomia de 100 a 200 km,
dependendo da operação. O conjunto possui motor elétrico totalmente silencioso
e produzido no Brasil, que gera potência nominal de 80 kW (cerca de 110 PS) e
torque máximo de 493 Nm, alimentado por um banco de baterias de íons de Lítio
de tração de 380 Volts com capacidade de 100Ah.
A bateria do E-Delivery tem um ciclo de vida de cinco
anos e as recargas são feitas em média de três horas. Após este período de
utilização, pode ser devolvida para a Volkswagen e será reutilizada em nobreaks
por mais 25 anos.
O conjunto elétrico possui ainda uma carga de oportunidade O
próprio veículo conta ainda com um sistema de carga de oportunidade (recarga
rápida), que dura 15 minutos e é feita com um carregador de menor potência.
No novo modelo as baterias também são recarregadas nas
frenagens por meio de um sistema conhecido como Kers, sigla em inglês para sistema
de recuperação de energia cinética. Quando o freio é acionado, o motor elétrico
funciona como um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é
reaproveitada e armazenada no banco de baterias.
Para desenvolver o powertrain do E-Delivery, a ELETRA
utilizou toda a experiência em veículos comerciais 100% elétricos. A empresa
foi pioneira, em 2013, com o lançamento do E-Bus, primeiro ônibus elétrico
brasileiro movido 100% a bateria.
Criada em 1988, a ELETRA lançou em 1999, o primeiro
ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente
em 400 ônibus com tração elétrica em operação na grande São Paulo, além de
cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia. Somente na
cidade de São Paulo foram fornecidos 220 ônibus elétricos nos últimos quatro
anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário