A Cummins
lançou uma iniciativa para substituir o sistema de pós-tratamento dos ônibus
mais antigos que circulam por Londres, na Inglaterra, pela tecnologia Euro VI
totalmente certificada.
O repotenciamento permitirá com que a frota de ônibus
mais antiga, pré-Euro VI, continue operando quando a Zona de Ultra Baixa
Emissão (ULEZ) entrar em vigor em abril de 2019 na capital britânica,
melhorando a qualidade do ar e diminuindo a pegada de carbono.
A atualização do motor Euro IV produzido em 2007 para o
mais recente padrão Euro VI 2017 reduzirá as emissões de material particulado
em quase 90% e do óxido de Nitrogênio (NOx) em 50%. O repotenciamento irá ainda
prolongar a vida útil dos ônibus em até oito anos e trazer uma melhoria de desempenho
com resposta superior de torque para que a frota seja conduzida com menos
esforço.
O repower da Cummins conta ainda com um sistema
stop/start integral que corta automaticamente o motor quando os passageiros
estão embarcando ou desembarcando, o que pode reduzir o consumo de combustível
de um ônibus de dois andares em até 8% em ciclo de operação de até 16
horas por dia. O menor consumo de combustível também reduz a pegada de carbono
do ônibus, com o potencial de eliminar entre 4 e 6 toneladas de emissões de
dióxido de carbono (CO2) por ano e por veículo.
Com a solução da Cummins, um clássico ônibus
londrino London Routemaster bus RM1005, que entrou em serviço em
1962, agora está totalmente certificado para atender às emissões Euro
VI e poderá seguir em atividade. O RM1005 operou recentemente na rota 15
dotransporte de Londres e, agora, possui certificação Low Carbon, adiando
sua aposentadoria. Com as soluções Cummins, o motorista pode
visualizar on-line o status do motor usando o Cummins Connected
Diagnostics.
Com o motor Cummins B6.7 de quatro cilindros ou o B4.5 de
seis cilindros, o sistema é totalmente compatível com o nível mais rigoroso dos
padrões Euro VI, sendo o controle de Diagnóstico On-Board (OBD) necessário para
alertar o operador sobre eventual falha com os limites de emissões.
Os motores de ônibus Cummins Euro VI são compatíveis com
o uso de biodiesel B20 ou diesel renovável HVO. Em comparação com o diesel
convencional a base de fóssil, o HVO oferece o potencial de reduzir as emissões
de gases de efeito estufa (GEE) entre 40% a 90% ao longo do ciclo de vida total
do combustível, dependendo da matéria-prima do combustível.
Os veículos especiais de
Millbrook - Um dos
primeiros projetos de repotenciamento está em fase de conclusão na Millbrook
Special Vehicles. O veículo especial de dois andares construído em 2009 está
recebendo o mais recente sistema Cummins B6.7 Euro VI. O novo pacote também
incorpora uma nova transmissão ZF, novo sistema de arrefecimento e auxiliares
elétricos, como a direção hidráulica. O teste do ônibus está em andamento no
Millbrook Proving Ground com resultados iniciais que demonstram maior
eficiência de combustível com a tecnologia Stop / Start e melhor dirigibilidade
devido à maior entrega de torque do motor atualizado.
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