terça-feira, 3 de abril de 2018

Ônibus Volkswagen: 25 anos nas ruas e estradas Brasil afora


Há 25 anos, precisamente em abril de 1993, o Brasil e o mundo passavam a contar com uma marca de ônibus totalmente nova: nascia o Volkswagen 16.180 CO, primeiro chassi com a logomarca VW. Era o início da família Volksbus, hoje composta por nada menos de 17 chassis, que chegava para acelerar e fazer história no transporte de passageiros.



Este ano a marca Volksbus celebra ainda o marco de 150 mil unidades produzidas, que rodam no Brasil e em mais de 30 países para os quais a MAN Latin America exporta robustez e performance sob medida para as mais severas aplicações. Mais de 30 mil Volksbus já foram vendidos aos mercados internacionais.

Junto com o lançamento do primeiro ônibus Volkswagen chegou ao mercado um conceito totalmente novo e fundamental à excelência no transporte de passageiros, muito antes de conceitos como o de TCO (Total Cost of Ownership) chegarem às garagens: a função dos monitores de pós-vendas, profissionais especializados que acompanham de perto a operação dos clientes, com visitas periódicas e treinamento dos motoristas.

Além de atender às principais demandas do dia a dia, o monitor de ônibus acompanha todo o ciclo de vida dos chassis, desde a manutenção periódica até o treinamento para que o cliente tenha a melhor experiência com o veículo. O monitor representa os olhos da montadora no cliente, acompanhando sua rotina, e os olhos do cliente na montadora, levando sugestões de aprimoramento constante.

“Hoje rompemos barreiras no transporte de passageiros, a família Volksbus alcança os mais distantes destinos. Porém tudo começou com um relacionamento bastante próximo entre a fábrica e o cliente, graças ao pioneirismo da criação da função de monitores de ônibus”, afirma Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da MAN Latin America.  

São 80 profissionais atendendo cerca de 22 mil veículos por ano, o que soma mais de 550 mil Volksbus monitorados ao longo dessa história. A rede de concessionárias também é destaque: são 80 pontos de atendimento dedicado ao cliente de ônibus, o que representa a maior capilaridade do Brasil.

O Programa Caminho da Escola acaba de completar onze anos de criação e parceria com os ônibus Volkswagen. Hoje 16 mil Volksbus transportam mais de 1 milhão de estudantes e contribuem com o acesso à educação nos lugares mais remotos do Brasil, atendendo a cerca de 5 mil municípios. E este ano essa conta vai aumentar: os ônibus Volkswagen conquistaram licitações federais realizadas este ano para fornecer às prefeituras de todo o país veículos nas configurações ORE (Ônibus Rural Escolar) 1 e 3, atendidos respectivamente pelos modelos 8.160 ODR, e 15.190 ODR e o ONUREA Piso Alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível) com base no chassis 8.160

Quando a família Volksbus nasceu, em 1993, o Brasil ainda era apenas tricampeão mundial de futebol – havia um longo caminho até a conquista do pentacampeonato. Muita coisa mudou, tanto no futebol quanto no transporte de passageiros. E para unir essas duas paixões a Volkswagen criou há dez anos o projeto Seleção Volksbus, que oferece aos clubes brasileiros um ônibus totalmente customizado para levar emoção aos estádios do país.

Os atuais nove ônibus da Seleção dispõem de estruturas internas totalmente diferentes, já que são projetados sob medida para as necessidades de cada clube. Alguns dos veículos contam com espaços para reuniões, com estrutura de áudio e vídeo independentes, macas ou poltronas especiais para atendimento a jogadores contundidos, mesas para jogos e armários para utilização da equipe médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário