Há 25 anos, precisamente em abril de 1993, o Brasil e o
mundo passavam a contar com uma marca de ônibus totalmente nova: nascia o
Volkswagen 16.180 CO, primeiro chassi com a logomarca VW. Era o início da
família Volksbus, hoje composta por nada menos de 17 chassis, que chegava para
acelerar e fazer história no transporte de passageiros.
Este ano a marca Volksbus celebra ainda o marco de 150 mil unidades produzidas,
que rodam no Brasil e em mais de 30 países para os quais a MAN Latin America
exporta robustez e performance sob medida para as mais severas aplicações. Mais
de 30 mil Volksbus já foram vendidos aos mercados internacionais.
Junto com o lançamento do primeiro ônibus Volkswagen chegou ao mercado um
conceito totalmente novo e fundamental à excelência no transporte de
passageiros, muito antes de conceitos como o de TCO (Total Cost of Ownership)
chegarem às garagens: a função dos monitores de pós-vendas, profissionais
especializados que acompanham de perto a operação dos clientes, com visitas
periódicas e treinamento dos motoristas.
Além de atender às principais demandas do dia a dia, o monitor de ônibus
acompanha todo o ciclo de vida dos chassis, desde a manutenção periódica até o
treinamento para que o cliente tenha a melhor experiência com o veículo. O
monitor representa os olhos da montadora no cliente, acompanhando sua rotina, e
os olhos do cliente na montadora, levando sugestões de aprimoramento constante.
“Hoje rompemos barreiras no transporte de passageiros, a família Volksbus
alcança os mais distantes destinos. Porém tudo começou com um relacionamento
bastante próximo entre a fábrica e o cliente, graças ao pioneirismo da criação
da função de monitores de ônibus”, afirma Jorge Carrer, gerente executivo de
Vendas de Ônibus da MAN Latin America.
São 80 profissionais atendendo cerca de 22 mil veículos por ano, o que soma
mais de 550 mil Volksbus monitorados ao longo dessa história. A rede de
concessionárias também é destaque: são 80 pontos de atendimento dedicado ao
cliente de ônibus, o que representa a maior capilaridade do Brasil.
O Programa Caminho da Escola acaba de completar onze anos de criação e parceria
com os ônibus Volkswagen. Hoje 16 mil Volksbus transportam mais de 1 milhão de
estudantes e contribuem com o acesso à educação nos lugares mais remotos do
Brasil, atendendo a cerca de 5 mil municípios. E este ano essa conta vai
aumentar: os ônibus Volkswagen conquistaram licitações federais realizadas este
ano para fornecer às prefeituras de todo o país veículos nas configurações ORE
(Ônibus Rural Escolar) 1 e 3, atendidos respectivamente pelos modelos 8.160
ODR, e 15.190 ODR e o ONUREA Piso Alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível) com
base no chassis 8.160
Quando a família Volksbus nasceu, em 1993, o Brasil ainda era apenas tricampeão
mundial de futebol – havia um longo caminho até a conquista do pentacampeonato.
Muita coisa mudou, tanto no futebol quanto no transporte de passageiros. E para
unir essas duas paixões a Volkswagen criou há dez anos o projeto Seleção
Volksbus, que oferece aos clubes brasileiros um ônibus totalmente customizado
para levar emoção aos estádios do país.
Os atuais nove ônibus da Seleção dispõem de estruturas internas totalmente
diferentes, já que são projetados sob medida para as necessidades de cada
clube. Alguns dos veículos contam com espaços para reuniões, com estrutura de
áudio e vídeo independentes, macas ou poltronas especiais para atendimento a
jogadores contundidos, mesas para jogos e armários para utilização da equipe
médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário