O primeiro produto da marca Volkswagen montado em Resende, no estado do Rio de
Janeiro, foi um chassi de ônibus Volksbus 16.180 CO.
Quem lembra é Adilson
Dezoto, vice-presidente de Manufatura e Logística da MAN Latin America. E ele
também faz recordar que, antes da inauguração da moderna fábrica instalada na
hoje no número 100 da rua Volkswagen, chassis já eram produzidos a 10 km
dali, num galpão às margens da rodovia Presidente Dutra. Lá, de maio a dezembro
de 1996, funcionou o laboratório do inédito Consórcio Modular.
Processo produtivo ainda único no mundo, o Consórcio Modular une a MAN
Latin America a sete empresas parceiras: Maxion, Meritor, Remon, Powertrain,
Continental, AKC e Carese. Essa união se concretizou ainda na
fábrica-laboratório, na montagem dos primeiros chassis de ônibus Volkswagen
produzidos fora de São Paulo. Emendando com a inauguração da linha de montagem
definitiva, em 1o. de novembro de 1996.
O que pouca gente sabe é que a linha inicialmente construída no espaço
alugado de uma empresa metalúrgica deixou de ser um laboratório em pouco tempo.
“Já havíamos deixado as instalações do Ipiranga em São Paulo, a fábrica
fluminense estava em construção, e o estoque de transição necessitava de
reforço. Pois os clientes seguiam encomendando os Volksbus, na época uma
novidade com apenas três anos de mercado“, lembra Dezoto.
O pioneirismo da marca Volksbus se repetiu na criação do programa de
visitas voltado a clientes da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. O
vice-presidente também se recorda de que o primeiro grupo de clientes recebido
em Resende foi de frotistas de ônibus, ainda na fábrica que funcionou como
laboratório. “Havia muita expectativa em torno da nova fábrica, mas também com
inovações que os produtos Volksbus ganharam em plena época de mudança da sede
da empresa“, destaca.
Além de abrigar a nova linha de montagem, Resende recebeu um time técnico da
marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, parcialmente transferido do Ipiranga. “Os
colegas veteranos atuaram como multiplicadores de seus conhecimentos, e deram
origem à equipe hoje composta por mais de 600 profissionais, capazes de
desenvolver completamente um caminhão ou um ônibus aqui no Brasil“, diz Dezoto.
Um exemplo dessa capacidade é o Volksbus 17.240 OT, primeiro modelo de
ônibus Volkswagen dotado de motor traseiro e suspensões que incluíam bolsões
pneumáticos. Cem por cento resendense e lançado em 2001, sua adaptação à linha
de montagem, que já inovava por ser a única do mercado a receber caminhões e
ônibus no mesmo roteiro, exigiu mais habilidade dos times de Manufatura. Um
desafio rapidamente contornado pelos colaboradores.
O cliente de um dos atuais 17 modelos Volksbus recebe um produto
desenvolvido com a mais moderna engenharia, e que passou pelas mãos de profissionais
habilidosos e muito bem treinados no Consórcio Modular. Com benefícios que se
estenderão a seus futuros passageiros.
“A qualidade de nossos ônibus é reconhecida em toda a América Latina e
África. Além de conceber ônibus sob medida para cada nicho do mercado, somos
até capazes de enviar chassis desmontados, em kits, para fábricas instaladas no
México e na África do Sul“, garante o vice-presidente.
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