O primeiro produto da marca Volkswagen montado em Resende, no estado do Rio de
Janeiro, foi um chassi de ônibus Volksbus 16.180 CO.
Quem lembra é Adilson
Dezoto, vice-presidente de Manufatura e Logística da MAN Latin America. E ele
também faz recordar que, antes da inauguração da moderna fábrica instalada na
hoje no número 100 da rua Volkswagen, chassis já eram produzidos a 10 km
dali, num galpão às margens da rodovia Presidente Dutra. Lá, de maio a dezembro
de 1996, funcionou o laboratório do inédito Consórcio Modular.
Processo produtivo ainda único no mundo, o Consórcio Modular une a MAN
Latin America a sete empresas parceiras: Maxion, Meritor, Remon, Powertrain,
Continental, AKC e Carese. Essa união se concretizou ainda na
fábrica-laboratório, na montagem dos primeiros chassis de ônibus Volkswagen
produzidos fora de São Paulo. Emendando com a inauguração da linha de montagem
definitiva, em 1o. de novembro de 1996.
O que pouca gente sabe é que a linha inicialmente construída no espaço
alugado de uma empresa metalúrgica deixou de ser um laboratório em pouco tempo.
“Já havíamos deixado as instalações do Ipiranga em São Paulo, a fábrica
fluminense estava em construção, e o estoque de transição necessitava de
reforço. Pois os clientes seguiam encomendando os Volksbus, na época uma
novidade com apenas três anos de mercado“, lembra Dezoto.

Além de abrigar a nova linha de montagem, Resende recebeu um time técnico da
marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, parcialmente transferido do Ipiranga. “Os
colegas veteranos atuaram como multiplicadores de seus conhecimentos, e deram
origem à equipe hoje composta por mais de 600 profissionais, capazes de
desenvolver completamente um caminhão ou um ônibus aqui no Brasil“, diz Dezoto.
Um exemplo dessa capacidade é o Volksbus 17.240 OT, primeiro modelo de
ônibus Volkswagen dotado de motor traseiro e suspensões que incluíam bolsões
pneumáticos. Cem por cento resendense e lançado em 2001, sua adaptação à linha
de montagem, que já inovava por ser a única do mercado a receber caminhões e
ônibus no mesmo roteiro, exigiu mais habilidade dos times de Manufatura. Um
desafio rapidamente contornado pelos colaboradores.
O cliente de um dos atuais 17 modelos Volksbus recebe um produto
desenvolvido com a mais moderna engenharia, e que passou pelas mãos de profissionais
habilidosos e muito bem treinados no Consórcio Modular. Com benefícios que se
estenderão a seus futuros passageiros.
“A qualidade de nossos ônibus é reconhecida em toda a América Latina e
África. Além de conceber ônibus sob medida para cada nicho do mercado, somos
até capazes de enviar chassis desmontados, em kits, para fábricas instaladas no
México e na África do Sul“, garante o vice-presidente.
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