Completando 30 anos de mercado em 2019, a Gabardo
Transporte de Veículos é uma empresa que se destaca – entre outros atributos –
por sempre acrescentar inovações para o transporte rodoviário de carros em
caminhões cegonha. Com um total de cerca de 650 veículos da Volkswagen
Caminhões e Ônibus, a companhia acabou de acrescentar mais uma opção
tecnológica à sua frota: o Constellation 25.360 6x2, em um projeto especial,
dotado com o terceiro eixo trativo – o chamado pusher.
Os cavalos mecânicos pusher são uma solução de engenharia aplicada para
operações que requerem semi-reboques de grandes comprimentos – como é o caso
dos caminhões-cegonha. “O termo pusher, traduzido de forma literal para o
português, quer dizer ‘empurrador’, pois o eixo trativo é terceiro,
diferentemente das configurações 6x2 convencionais, em que tração se dá no
segundo eixo”, explica Mario Prado, supervisor de Conceituação do Produto da
VWCO, à frente do desenvolvimento do caminhão para a Gabardo.
Mas as vantagens vão além da regulamentação do comprimento veicular dos
cegonheiros. A adoção do pusher proporciona ganhos como a otimização nos níveis
de conforto e dirigibilidade, quando o eixo auxiliar é suspenso.
Fruto de cerca de um ano de desenvolvimento, 25.360 6x2 pusher possui suspensão
traseira full-air, pneumática de quatro bolsas por eixo, proporcionando uma
dose extra de conforto ao condutor. O veículo também conta com sistema de
controle eletrônico da suspensão com monitoramento de carga nos eixos, por meio
de um display posicionado no painel.
De acordo com Sérgio Gabardo, que por muitos anos dirigiu os caminhões da
empresa que fundou, a parceria de longa data com a Volkswagen Caminhões e
Ônibus foi fundamental para a escolha da marca no desenvolvimento do projeto.
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