Para a BMW Motorrad, melhorar o que já era perfeito é
sempre um desafio. E com a nova geração da consagrada BMW S 1000 RR não foi
diferente. A superesportiva chega ao mercado brasileiro, a partir de R$ 91.950
e já pode ser reservada nas concessionárias autorizadas da marca. Originalmente
lançada em 2009, a BMW S 1000 RR adentra à sua terceira geração completamente
renovada. Todos os componentes foram individualmente reprojetados. E o
resultado é impressionante: 11 quilos mais leve (197 kg) em comparação ao modelo
anterior; um motor completamente novo, com 207 cavalos de potência – 8cv mais
potente que a antecessora. A nova geração da BMW S 1000 RR é uma superesportiva
no mais verdadeiro significado da palavra.
Contudo, apesar de mais potente, a nova BMW S 1000 RR
está mais dócil e precisa de pilotar graças aos aprimoramentos aplicados ao
quadro, ao conjunto da suspensão e aos sistemas eletrônicos de assistência à
pilotagem. Estes atributos resultaram em uma máquina fascinante, dotada de uma
ergonomia perfeita e melhor capacidade de pilotagem, notabilizando-a, mais uma
vez, como uma referência de sua categoria. “A BMW S 1000 RR causa impacto no
segmento de superesportivas há uma década. É um verdadeiro ícone de sua
categoria. E a 3ª geração, que é produzida em Manaus (AM), totalmente
inovadora, traz a última geração de tecnologias, consolidando ainda mais a
presença da marca na categoria”, celebra Julian Mallea, Diretor de Vendas
e Marketing da BMW Motorrad Brasil.
Desde o lançamento da primeira geração, há 10 anos, o
design moderno e sofisticado fez da BMW S 1000 RR uma máquina cobiçada. E, para
ser ambicionada, todo o desenho teve de ser retrabalhado, nos mínimos detalhes.
E o resultado é uma superesportiva que impressiona por onde passa e está
totalmente apta a revolucionar a sua categoria, em termos de estilo, mais uma
vez. Com o lema ‘Nose down, tail up’ – ‘Nariz para baixo e traseira para cima’,
em tradução livre –, além de proporções refinadas, a nova RR ostenta como destaques
visuais as luzes de LED presentes nos faróis – com desenho mais dinâmico e
agressivo –, na lanterna traseira, as luzes de mudança de direção (pisca) e de
freio estão integradas em uma única unidade de LED. O tanque de combustível
está mais estreito e a área que acomoda os joelhos mais delgada, para um
fechamento ergonomicamente perfeito das pernas, além de uma posição de assento
ideal. A angulação mais ampla do guidão, por sua vez, proporciona uma condução
mais confortável, reduzindo o cansaço. Já a traseira foi completamente revisada
e passa a exibir uma aparência mais leve e dinâmica.
A nova BMW S 1000 RR supera a barreira dos 200cv. Quatro
quilos mais leve, o novo motor de quatro cilindros em linha e alto desempenho
oferece 207cv, a 13.500 rpm, e 113 Nm de torque máximo, com oferta superior a
100Nm, disponíveis entre 5.500 e 14.500 rpm. E o segredo para este desempenho
irretocável é a versatilidade da nova tecnologia BMW ShiftCam, que permite
extrair máxima potência e torque, não apenas em faixas altas de rotação – e
isso a antecessora já oferecia de sobra –, mas principalmente em faixas
baixas/médias de giro. Dessa forma, a entrega de potência e torque é mais
uniforme, linear, tornando a motocicleta mais fácil de controlar e ideal para
quem a utiliza no dia a dia, quanto para aqueles que desejam obter desempenho
extremo nas pistas. A tecnologia BMW ShiftCam proporciona uma aceleração mais
uniforme em saídas de curva fechadas, prolongando a vida útil dos pneus e
possibilitando que o piloto use melhor o chassi.
Estrada ou pista? Esta é uma pergunta crucial quando se
trata dos novos recursos à disposição nos modos de pilotagem da nova S 1000 RR,
que é pioneira em oferecer este tipo de tecnologia dentro da BMW Motorrad. Os
modos de pilotagem no ‘mundo da estrada’ são RAIN, ROAD, DYNAMIC e RACE. Para
aqueles que desejam explorar as possibilidades da superesportiva nas pistas, a
opção Modo Pro, que oferece três modos adicionais de pilotagem (Race Pro 1-3)
que são altamente programáveis. Isso permite um ajuste individual das mais
diversas funções de gerenciamento dos sistemas, como controle dinâmico de
tração DTC, ABS e deslizamento das rodas, bem como a curva do acelerador
(ajuste de torque) e o freio do motor para se adequar ao nível de habilidade e
estilo de pilotagem do cliente. Outros recursos do Modo Pro são o Launch
Control (Controle de Tração) para arrancadas perfeitas e o Limitador de Pit
Lane configurável para aderência ideal às velocidades no pit lane. As mudanças
ultra-rápidas de marcha, sem a necessidade de acionamento da embreagem é
ativada pelo HP Shift Assistant Pro, que vem como item de série.
O painel de instrumentos da nova S 1000 RR também foi
completamente revisado para proporcionar, de forma ainda mais consistente, uso
em competições. Além de uma ampla gama de informações, os engenheiros e
desenvolvedores da BMW Motorrad dedicaram atenção especial para possibilitar
que a tela TFT de 6,5 polegadas ofereça excelente visualização – mesmo em
condições de pouca luminosidade. O objetivo é oferecer ao motociclista telas
personalizadas para diferentes utilizações e necessidades. A tela Pure Ride
mostra todas as informações necessárias para o uso regular na estrada, enquanto
as três telas Core são projetadas para uso nas pistas de corrida, com o
conta-rotações exibido em forma analógica (Core 1 e 2) ou então como um gráfico
de barras (Core 3), por exemplo.
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