A Goodyear e a Brabham Automotive firmaram acordo de
cooperação e de desenvolvimento de automóveis para competição e para ruas,
dando vida a uma colaboração vencedora que se iniciou em 1965.
Esta união coincide com o regresso da icônica marca
Brabham ao mundo das competições. O Brabham BT62 debutará em Brands Hatch,
tradicional circuito da Grã-Bretanha, nos dias 9 e 10 de novembro, na Britcar
'Into the Night'. Este evento conta com automóveis similares aos das 24 Horas
de Le Mans e a resistência conta muito. Vale destacar que foi neste circuito Jack
Brabham levou o Brabham-Repco BT19 à glória vitoriosa durante o Grande Prêmio
da Grã-Bretanha há 53 anos.
O trabalho conjunto realizado agora pela Goodyear e
Brabham revive uma parceria histórica entre as duas empresas repleta de
conquistas; entre elas, 26 vitórias em Grandes Prêmios de Fórmula 1. Jack
Brabham, por exemplo, foi o campeão mundial de F1 de 1966 com um Brabham BT19
equipado com pneus Goodyear. Foi um momento histórico, pois tratava-se do
primeiro título, que nunca seria repetido, para um piloto em um carro de sua
própria autoria e com o seu nome. Denny Hulme continuou esse sucesso ao vencer
campeonatos consecutivos pela Brabham e Goodyear em 1967, antes que estrelas da
Brabham como Carlos Reutemann, Niki Lauda e José Carlos Pace levassem a Goodyear ao
ponto mais alto do pódio nos anos setenta. Em 1981, Nelson Piquet venceu o
campeonato na última corrida em Las Vegas, depois de trocar os pneus de seu
Brabham por um modelo Goodyear.
O protagonista da história de retorno da parceria entre
Brabham e Goodyear é o Brabham BT62, um carro de corrida sem restrições e
puro-sangue, com uma produção limitada de apenas 70 unidades. Com um peso de
972 kg (seco) e 700 cv, o esportivo conta com um motor V8 de 5,4 litros que
oferece um desempenho incrível, batendo recordes de voltas rápidas na classe
GT3. Com mais de 1.200 kg de carga aerodinâmica, um programa de desenvolvimento
de pneus derivado de competições é fundamental para deixar o bólido
competitivo.
Além de fornecer pneus de competição para o BT62, a
Goodyear também fornece o Goodyear Eagle F1 SuperSport para a versão das ruas,
lançada no início deste ano. O composto combina a experiência das corridas com
a premiada tecnologia desenvolvida para fornecer aderência e dirigibilidade
superiores. A comprovação da superioridade está no teste de Ultra Ultra High
Performance (UUHP) realizado pela Tire Reviews, site número um de avaliações
de
pneus online. O desempenho da linha Goodyear Eagle F1 SuperSport é aprimorado
com o uso de um composto de alta fricção derivado do esporte a motor,
proporcionando excelente aderência e tração laterais.
Essa tecnologia composta está intimamente relacionada aos
pneus do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) da Goodyear, que serão
usados na temporada 2019/20, começando em Silverstone, em 1º de setembro. A
versão somente para pista do BT62 será equipada com pneus Goodyear Racing
similares aos carros WEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário