Fazendo parte do movimento por uma mobilidade eficiente
que colabore com a não emissão de poluentes, a Marcopolo é a fabricante
responsável pela produção da carroceria novo ônibus Eletra equipado com a
inédita tecnologia Dual, que pode circular somente movido a baterias elétricas
ou em modo híbrido.
O veículo, do modelo Torino Low Entry e com 15 metros de
comprimento, está sendo apresentado na Arena ANTP,
evento promovido no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O projeto conta
ainda com as parcerias das empresas Volkswagen Caminhões e Ônibus, com chassi
MAN 18.280 6x2 OT LE, Baterias Moura, fornecedora de componentes by Xalt, e
WEG, líderes da indústria nacional de eletromobilidade.
O veículo tem capacidade para 101 passageiros, sendo 40
sentados e 61 em pé, e conta com cinco câmeras para monitoramento por imagens.
Com tração elétrica, é alimentado por duas fontes de energia – banco de
baterias e grupo motor-gerador – que podem operar em modo conjunto ou
independente. No modo Híbrido, o sistema de tração elétrica recebe energia
tanto do motor-gerador (que pode ser a diesel ou a biocombustível) quanto do
conjunto de baterias. No modo Elétrico, o motor-gerador é desligado e o veículo
roda apenas com a carga das baterias, com autonomia de até 25 km por volta.
O desligamento pode ser acionado pelo condutor ou por um
sensor GPS na via pública – por exemplo, quando o veículo entrar numa Zona de
Emissão Zero. A alternância de modos se repete várias vezes, conforme o perfil
da operação. Durante a operação, as baterias são continuamente recarregadas
pela tecnologia de frenagem regenerativa (KERS), podendo também ter a
contribuição do motor-gerador.
A parceria entre a Marcopolo e a Eletra já permitiu o
desenvolvimento de diversos modelos de ônibus movidos com combustíveis de
fontes renováveis. As empresas seguem trabalhando de forma conjunta em projetos
que visam contribuir para o desenvolvimento da mobilidade limpa e preservação
do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário