quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Volvo Penta lança a nova geração dos motores D4 e D6 no SP Boat Show 2019


A Volvo Penta está apresentando a nova geração dos motores D4 e D6 no São Paulo Boat Show 2019, o maior salão indoor de produtos e serviços náuticos da América Latina, que se realiza de 19 a 24 de setembro no pavilhão de exposições São Paulo Expo, zona sul de São Paulo. “Os pacotes D4 e D6 tiveram uma ampla atualização do leme ao hélice e receberam mais potência e ainda maior confiabilidade”, declara Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South America.

As modernizações incluem diversas melhorias nos motores, um sistema de rabeta Aquamatic totalmente novo e ainda a atualização do sistema EVC de controle de embarcação (Electronic Vessel Control). Os pacotes estão disponíveis em três variantes: Motor de Centro (Inboard), motor de rabeta Aquamatic (Sterndrive) e também o Volvo Penta IPS.

Os motores agora entregam maiores potência e torque, além de garantir os mais altos níveis de confiabilidade. O encaixe com os pods IPS e o novo sistema de rabeta DPI Aquamatic são perfeitos, proporcionando maior conforto e capacidade de manobra, além de uma manutenção e serviços mais diretos.

O motores D4 e o D6 são os pacotes mais tecnicamente avançados da marca. Projetados exclusivamente para aplicações marítimas, o D4 (3,7 litros) e o D6 (5,5 litros) oferecem uma performance única, assegurando o máximo de transferência de potência para os hélices e para a água em todas as faixas de rotação dos motores. O D4 agora oferece uma potência máxima de 320cv, e o D6 chega a 480cv. “Não são apenas 10% a mais de potência. Os novos motores são mais eficientes em combustível em até 7,0%”, destaca o diretor.

Os avanços incluem um novo sistema de controle do motor, um novo sistema de injeção de combustível, um novo turbo compressor e um novo supercharger. O cabeçote, os pistões e as válvulas do cilindro também são novos, para atender o novo nível de desempenho. O virabrequim também está mais forte para
suportar as cargas mais altas. A propulsão IPS teve melhorias em durabilidade e confiabilidade, mas o sistema DPI recebeu as maiores mudanças.


A nova embreagem hidráulica garante um engrenamento silencioso e macio, além de uma navegação suave e controlada em baixas rotações dos motores, resultando em maior manobrabilidade e mais conforto a baixas velocidades. A embreagem hidráulica e a direção elétrica (steer-by-wire) proporcionam a utilização da consagrada função de atracação por joystick.

O sistema de propulsão DPI também vem com Dynamic Positioning System, que mantém automaticamente a direção e a posição, mesmo em condições de fortes ventos ou correnteza, em condição ideal para atracagem da embarcação. A versão de centro (Inboard) também está disponível para transmissões com eixo e waterjet.

Os motores têm também a nova geração de controle eletrônico de embarcação (Electronic Vessel Control). O EVC2 conecta e gerencia as comunicações internas entre o motor, manetes e telas, além de outros equipamentos.

O EVC2 proporciona ainda outras muitas possibilidades. Ele servirá de base para conexão de todas as características em embarcações, permitindo upload de novos serviços em qualquer lugar do mundo, quando as características automatizadas e elétricas forem disponibilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário