A Ford comemorou a produção de 500.000 unidades do
EcoSport de segunda geração na fábrica de Camaçari, na Bahia, desde 2012. Se
fossem enfileirados esses veículos formariam uma linha contínua de 2.134 km, a
mesma distância de São Paulo a Recife. Desse total, 59% foram destinados ao
mercado interno e 41% exportados para países como Argentina, México, Colômbia,
Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Primeiro veículo global desenvolvido no Brasil, o
EcoSport hoje é fabricado também na China, Índia e Romênia para venda em mais
de 150 países. Desde a chegada da nova plataforma, o SUV já passou por uma
grande renovação. Na linha 2018, mudou totalmente o trem de força, com a
introdução do avançado motor 1.5 TiVCT Flex de três cilindros, com 137 cv,
e da transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque. Ganhou
ainda a versão Storm, com motor 2.0 Direct Flex, tração 4WD e transmissão
automática.
Todos os modelos do SUV vêm com controle eletrônico de
estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e central multimídia com
tela touchscreen. Itens como ar-condicionado automático digital, câmera de ré,
piloto automático, monitoramento individual de pressão dos pneus, sistema de
monitoramento de ponto cego e faróis de xênon também estão disponíveis,
conforme a versão.
Manufatura avançada
A evolução do EcoSport é resultado também de grandes investimentos na
manufatura, com a adoção de novos equipamentos e tecnologias avançadas de
teste e controle de qualidade na fábrica de Camaçari. Para a produção da
segunda geração do SUV, além de uma avançada linha de prensas que dobrou a
capacidade de produção de peças estampadas, foram instalados novos
simuladores
de rodagem, ferramentas com controle de torque eletrônico e câmeras digitais
para o alinhamento das rodas e faróis.
Desde a primeira geração, lançada em 2003, a produção
total do EcoSport na Bahia já passa de 1,2 milhão de unidades.
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