Com o lançamento do Novo Actros,
a Mercedes-Benz traz para o Brasil inéditas tecnologias de segurança
ativa para caminhões que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual
geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o
Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. A esses
sistemas juntam-se itens exclusivos já disponíveis na linha atual, como
Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de
parabrisa automáticos, fazendo do Actros o caminhão mais seguro do Brasil.
“O Novo Actros será o único caminhão do mercado brasileiro que freia
sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, diz Philipp Schiemer. “Isso
comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja,
preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias.
Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e
outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes
no Caminhão Autônomo do Futuro”.
ABA 5 – Active Brake Assist (Assistente de Frenagem Ativo) –
Tecnologia de segurança ativa exclusiva da Mercedes-Benz. Por meio de
radar e câmeras, a 5ª geração do ABA identifica veículos à frente e também
pedestres e objetos estáticos e móveis na via, o que é o grande diferencial em
relação ao atual ABA do Actros. Além de avisos sonoros e visuais ao motorista,
o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não
houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário.
Assim, o ABA reduz o risco de colisões, assegurando uma drástica diminuição no
volume de acidentes nas estradas, além de aumentar a disponibilidade do
veículo.
Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego) – Novidade no Actros,
oferece ampla visão ao redor do caminhão. Isso traz mais segurança para o
motorista, demais veículos da via, ciclistas e pedestres.
Attention Assist (Assistente de Fadiga) – Outra importante novidade
do Novo Actros. Garante mais segurança ao motorista, alertando-o para a
necessidade de descanso. O caminhão, por meio de avançados algoritmos, monitora
o comportamento dinâmico do motorista, avaliando ações como mudanças de faixa,
tempo de viagem e uso dos pedais. Assim, essa tecnologia reduz o número de
acidentes por cansaço do motorista.
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) – Com essa novidade no
Actros, a marca se antecipa à legislação brasileira, que exigirá o ESP como
item de série a partir de janeiro de 2023 para caminhões. O sistema amplia o
nível de segurança do veículo, com maior controle sobre a estabilidade do
caminhão, reduzindo o risco de tombamentos e acidentes.
Lane Warning System (Assistente de Faixa de Rolagem) – Diferencial do
Actros desde o seu lançamento no Brasil na versão com Pacote Segurança. Avisa o
motorista a manter o caminhão na faixa correta da estrada, o que garante mais
segurança para o motorista e demais veículos, reduzindo o número de acidentes.
Proximity Control (Assistente de Manutenção de Distância) – Mais um
diferencial do atual Actros que já é reconhecido nos modelos com Pacote
Segurança. O sistema identifica que o caminhão está se aproximando do veículo
da frente, mantendo a distância determinada pelo motorista. Garante mais
segurança para o motorista e os demais veículos, reduzindo o número de
acidentes.
Novidade – Airbag e novos faróis de halogênio com luz mais forte, com
regulagem manual de altura e ajuste automático de luz alta e baixa em função do
veículo que vem no sentido oposto.
Novidade: Integrado ao sistema Hill Holder (Assistente de partida em
rampa), o Actros tem o sistema de freio Hold. Ao parar o veículo e acionar o
pedal do freio, ele entra em ação. Ao acelerar, o freio desativa e o caminhão
segue a viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário