O ônibus com tração elétrica da VWCO, em fase de testes
da montadora em Resende, já comprova sua eficácia e tem sua configuração
incrementada também a partir dos dados coletados durante os testes com o
caminhão VW e-Delivery graças à sinergia em componentes e também na arquitetura
flexível.
Desde sua primeira apresentação na IAA na Alemanha em 2018, melhorias e ajustes
na calibração maximizam a recuperação de energia de frenagem, que agora supera
os 40% e tem potencial para gerar uma autonomia adicional aos 200 quilômetros
previstos por seu conjunto de baterias de íon de lítio. Também traz o sistema
de arrefecimento do conjunto para maior durabilidade, além de alterações no
posicionamento de componentes para maior eficiência.
Este ônibus tem configuração modular e flexível que possibilita que em único
modelo se contemple todas as variantes da mobilidade elétrica. Pode rodar como
um veículo puramente elétrico no conceito plug-in ou se valer de um conjunto
gerador propelido por um dos mais eficientes motores bicombustíveis do mundo, o
VW 1.4 TSI Flex – ou sua versão para gás natural ou biometano 1.4 TGI –, para
alimentar o motor elétrico. Isso permite também uma autonomia estendida e
facilita sua adoção em regiões com infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento.
Dessa forma, pode atuar como veículo elétrico a bateria
(BEV, na sigla em inglês); híbrido elétrico (HEV); híbrido elétrico plug-in
(PHEV); e veículo elétrico com autonomia estendida (REEV). A performance se
mantém independentemente da forma de alimentação das baterias. Todo o
acionamento
ocorre de forma inteligente e automática pelo sistema eletrônico do veículo assim que este detecta o nível de carga das baterias previamente programado.
ocorre de forma inteligente e automática pelo sistema eletrônico do veículo assim que este detecta o nível de carga das baterias previamente programado.
“Desenhamos um veículo que antevê os desafios de sua implementação e já traz em
seu projeto as respostas necessárias, como nível de zero emissões em zonas
verdes de restrição, e a própria questão da infraestrutura em desenvolvimento.
Estamos cumprindo nossa missão de ajudar a moldar a indústria de transportes do
futuro com veículos que proporcionam um custo operacional otimizado e retorno
rápido do investimento”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen
Caminhões e Ônibus, além de membro do conselho da TRATON.
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