segunda-feira, 26 de março de 2012

Belini já soma Fiat e Chrysler na América Latina





Pedro Kutney, AB
De Santiago, Chile
www.automotivebusiness.com.br
Em sua exposição aos jornalistas durante o lançamento do Fiat Grand Siena, no Chile, nesta sexta-feira, 23, Cledorvino Belini usou o aumento de tamanho da nova geração do sedã como metáfora para o crescimento do grupo empresarial que dirige. “O Siena cresce assim como o Grupo Fiat Chrysler”, disse, assumindo de vez a integração das duas companhias também na América Latina – e deixando no ar a assunção de maior cooperação entre as unidades na região. “Crescemos a escala, reduzimos os custos e compartilhamos inovação”, resumiu.

Falando desta vez oficialmente como presidente do Grupo Fiat Chrysler América Latina, replicando aqui a nova estrutura organizacional global da empresa criada em meados do ano passado, Belini já tratou de somar as coisas. Disse que as 13 marcas que agora integram a companhia venderam juntas em 2011 o total de 4,2 milhões de veículos nos mercados em que atua, com meta de atingir 6 milhões até 2014. “Apesar das incertezas que cercam a economia global, estamos conquistando ótimos resultados”, afirmou, citando a recuperação da Chrysler nos Estados Unidos em 2011, com aumento de 26% nas vendas, a expansão de 66% do faturamento global do grupo, para € 59,6 bilhões, e a redução da dívida líquida.

Para levar adiante a estratégia de crescimento do grupo, Belini informa que Chrysler e Fiat vão fazer juntas no mundo todo 50 lançamentos de produtos este ano. “Isso comprova nossa confiança no futuro.”

Em 2011, a América Latina contribuiu com quase um quarto (23%) das vendas globais, com 1 milhão de unidades “e perspectiva de crescimento de 4% ao ano”, projetou Belini, destacando em especial a expansão contínua do mercado brasileiro, com crescimento consistente do PIB e aumento da classe média. “Para preservar esse ciclo virtuoso agora é necessário romper os gargalos de infraestrutura e competitividade com investimentos e inovação”, defendeu. “Só assim vamos enfrentar a crise.”

Belini também já soma os lançamentos do grupo no Brasil, que em 2012 devem ser de 20 no total. “Nessa conta já lançamos os novos Dodge Durango, o Jeep Compass, o Chrysler 300C, nosso mais luxuoso modelo, e agora apresentamos o Grand Siena”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário