sábado, 24 de março de 2012

Novos motores da Fórmula Indy com 100% de turbos BorgWarner

Com motores Chevrolet, Honda e Lotus, a Fórmula Indy adota motores pequenos com turbos BorgWarner EFR

Tendência mundial entre as montadoras, o chamado “downsizing” (motores de menor cilindrada sem perda de potência) chegou à Fórmula Indy que, neste domingo (25/03), terá sua primeira etapa em São Petersburgo, Flórida. Para a torcida brasileira, a grande atração será a estréia de Rubens Barrichello na categoria.Embora ninguém forneça o resultado de seus dinamômetros, os novos motores 2.2 V6 biturbo deverão entregar mais de 600 cv. Fornecedora de todos os turbocompressores da Fórmula Indy, a BorgWarner customizou os turbos EGR (inicialmente projetados para tunadores) visando seu fornecimento à categoria mais veloz do automobilismo mundial.

Os brasileiros Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Hélio Castroneves correrão com motores Chevrolet. Já o atual campeão da Fórmula Indy, o escocês Dario Franchitti, continuará com o motor da Honda em 2012.Os novos motores da F-Indy são flex, com 85% de etanol e, também, 40% mais em conta em comparação com os V8 usados na temporada passada. Para estes propulsores, a linha de turbos EFR foi desenvolvida com rodas de turbina em alumineto de titânio Gamma, mancais de rolamento de cerâmica e carcaça da turbina fundida em aço inoxidável.

A etapa brasileira, a 4ª da Fórmula Indy, será disputada em São Paulo (circuito do Anhembi) dia 29 de abril, depois dos GPs de São Petersburgo, 25 de março; Birmingham, Alabama, em 1º de abril; e Long Beach, Califórnia, em 15 de abril. Até lá serão conhecidos os motores que tiveram um melhor desenvolvimento.

Um comentário:

  1. Roberto, quais seus comentários sobre os melhores lugares para assistir Indy 300 SP.
    A curva da vitoria ?

    obrigado

    ResponderExcluir