sexta-feira, 23 de março de 2012

Pilotos do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil guiarão Fórmula 1 no Algarve


O teste com os Fórmula 1 acontecerá nesta sexta, mas a realização do sonho já começou. Durante toda a manhã de ontem, os pilotos do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil tiveram a primeira oportunidade de conhecer o seletivo traçado do Autódromo Internacional do Algarve e se adaptar aos comandos dos carros de Fórmula 1 que guiarão nesta sexta-feira. As voltas iniciais foram percorridas a bordo dos monopostos de treinamento com motor de 2 litros e 180 cv.Pilotar um monoposto de competição era uma experiência inédita para a maioria dos 29 pilotos inscritos no F1 Driving Experience. Orientados pelos franceses Patrick Gaillard e Stéphane Auger, pilotos-instrutores da AGS F1, eles se familiarizaram com os comandos que usarão nesta sexta-feira, quando darão quatro voltas com os carros AGS de Fórmula 1. Gaillard e Auger enfatizaram as características comandos sequenciais do câmbio (de 6 marchas no F1, com acionamento por meio de borboletas na parte de trás do volante) e dos pedais de embreagem, freio e acelerador.

Ao sair dos carros, os pilotos não escondiam a satisfação. "Os carros não têm nada a ver com os nossos, mas são muito divertidos. Parecem karts grandes", relatava Clemente Lunardi, líder da categoria Cup após as duas vitórias obtidas em Estoril. "É muito legal. A pista é sensacional, muito seletiva", afirmava Sylvio de Barros, atual campeão da Challenge. "Se terminasse por aqui, eu já estaria satisfeito", resumia Marcel Visconde. Edu Guedes, apresentador da TV Record e participante da Challenge, fez gravações para seu programa e descrevia cada minuto do teste. "É meio claustrofóbico aqui!", brincou logo após se instalar no cockpit. Como se tratava apenas de um treino de adaptação, os tempos não foram cronometrados.

Além deles, participaram do treinamento para andar nos Fórmula 1 os seguintes pilotos: Omilton Visconde Júnior, Esio Vichiese, Ricardo Baptista, Sérgio Ribas, Marcelo Franco, Daniel Paludo e Tom Valle, da categoria Cup; Ipe Ferraiolo, Sylvio de Barros, Armando Di Nardo, Gui Affonso, Tommy Soubihe, Rodolfo Ometto, Edu Guedes, Carlos Silveira, Johnny Freire, Marcello Sarcinella, Marcelo Stallone, Carlos Ambrósio, Guilherme Ribas, Amilcar Collares, Peter O’Donnell, Daniel Schneider, Gilberto Farah, Eduardo Azevedo e Alan Turres, da Challenge. Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, enfatizou a importância destas voltas de adaptação: "Elas serviram também para que os pilotos memorizassem a pista, que tem muitas curvas rápidas e desafiadoras".


Nesta sexta-feira, os pilotos do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil voltarão à pista para as sessões de treinos livres oficiais das duas categorias. À tarde, chegará o momento mais aguardado das últimas semanas: o de acelerar os AGS de Fórmula 1 pelos 4,653 km do traçado do Autódromo Internacional do Algarve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário