quinta-feira, 22 de março de 2012

PROJETO PLANETA ÁGUA - ZF SUSTENTÁVEL VAI BENEFICIAR 2.700 CRIANÇAS DE SOROCABA


A ZF do Brasil promove em Sorocaba, a partir do próximo dia 26 de março, o projeto Planeta Água – ZF Sustentável de educação ambiental para crianças. Patrocinado pela ZF através da Lei de Incentivo à Cultura, tem por objetivo orientar e ensinar crianças de escolas públicas de Sorocaba a adotar hábitos sustentáveis de consumo e reciclagem por intermédio de apresentações teatrais e oficinas de arte. O projeto atenderá a 2.700 estudantes, entre 8 e 12 anos, matriculados na rede pública de ensino da cidade, em 18 apresentações (duas por dia), no ADC ZF Clube, localizado no complexo industrial da empresa. O teatro itinerante abordará o tema da sustentabilidade para o dia a dia na escola, em casa e na comunidade. O programa inclui espetáculo teatral, seguido de diálogo entre atores-educadores e o público e, ao final, uma oficina de arte.
O conteúdo da peça tem como objetivo ensinar às crianças a necessidade de adoção de práticas que visem à diminuição do impacto que as atividades rotineiras causam ao ecossistema. O projeto investe na educação, na cultura e na conscientização sobre a necessidade da preservação do meio ambiente, orientando as crianças a adotar modelos sustentáveis de consumo e reciclagem.

Enredo da peça
Educando e divertindo ao mesmo tempo, o espetáculo teatral narra a trajetória de Manuela, uma garota que, usando o seu computador, navega na internet em busca do significado da palavra sustentabilidade. Durante a peça, ela e seu novo amigo Navegador terão que vencer muitos desafios até encontrar o verdadeiro significado desse conceito, como a utilização racional de recursos naturais para satisfazer as necessidades atuais da população, sem que esse uso comprometa as gerações futuras. Em sua caminhada, a menina se depara com diversos personagens que lhe transmitem conhecimento sobre questões ambientais, sociais e econômicas, que são os conceitos-chave da sustentabilidade.

Oficina de arte
Depois da apresentação teatral, os atores se juntam aos alunos para um bate-papo sobre o tema da peça e, logo após, realizam um jogo interativo denominado “Corrida Sustentável”. Na sequência, num ato simbólico, reflorestam uma árvore cênica, na qual as crianças recriam com fitinhas coloridas os biomas brasileiros e os problemas ambientais existentes no país. Cada fitinha tem uma mensagem relacionada com a questão da qual ela faz parte, criando uma simbólica representação da nossa natureza.

Temporada Planeta Água - ZF Sustentável – Sorocaba
Apresentações: de 26 de março a 5 de abril (18 exibições, sendo duas exibições por dia, com 150 crianças em cada apresentação);
Horários das apresentações:
• 8:30
• 14h
Local: ADC ZF Clube, Sorocaba

Sobre o projeto: O Planeta Água acontece desde 2003 e já beneficiou mais de 250.000 alunos de escolas públicas e usuários de parques em todos estes anos. O projeto ensina de forma lúdica, por meio de um espetáculo teatral e uma oficina de arte, como os participantes devem agir na defesa de um planeta saudável. O espetáculo itinerante acontece numa tenda, instalada em locais públicos, como parques e orlas marítimas, abrigando dois ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário