Os preparativos para o início da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo continuam avançando. Com a presença de um engenheiro brasileiro, membro da Comissão GT da Confederação Brasileira de Automobilismo, o trabalho de equilíbrio de desempenho dos carros está sendo feito na Europa nesta semana. A Comissão GT da FIA, responsável por manter todas as máquinas que participarão dos Campeonatos Mundial, Europeu, e de outros países, inclusive o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, em perfeito equilíbrio, mesmo com suas diferentes características, continua sendo desenvolvido durante o fim de semana na França.
Entre as novidades que serão testadas encontram-se os novos modelos desenvolvidos para a temporada 2012, como é o caso do Nissan GT-R Nismo GT3, do Aston Martin Vantage V12 GT3, Lamborghini LP600 +, Ginetta G55 GT3, Audi R8 LMS Ultra e o McLaren MP4-12C GT3, entre outros, e melhorias em quase todos os demais modelos. O trabalho será intenso, uma vez que a partir deste ano a categoria utilizará uma única marca de pneus que serão fornecidos pela Pirelli, adotando nos campeonatos internacionais aquilo que já vem sendo praticado no Brasil há três anos.
O Presidente da Comissão GT do Brasil e comissário técnico da CBA, Clóvis Matsumoto, explica como será feito o equilíbrio em 2012. "Durante três anos nós fizemos um teste antes do início do campeonato para coleta dos dados e trabalhamos durante a temporada para manter os carros com desempenho similar. A partir deste ano resolvemos adotar plenamente as recomendações da Federação Internacional de Automobilismo-FIA e, portanto, o acompanhamento dos testes deste fim de semana é fundamental".
"Enviamos o Rafael Licen dos Santos, um engenheiro especialista em análise de dados, para se reunir com os encarregados do trabalho de equilíbrio de desempenho da SRO europeia e da FIA para coletar todos os dados sobre os carros e aprender a metodologia da Federação Internacional que será aplicada por nós no Brasil. Desta forma, já partir da próxima segunda-feira, vamos trabalhar em cima dos dados dos carros e começar a definir, em um software de simulação de desempenho, o que vamos aplicar nos carros em relação a altura, peso, restritores de rotação e de entrada de ar do motor, por exemplo", encerra Clóvis Matsumoto.
O diretor técnico da SRO Latin America, Ivo Sznelwar, comenta sobre a importância deste intercâmbio de informações. "Este ano os carros da GT3 europeia também vão correr de pneus Pirelli, e como lá eles possuem mais de 12 marcas de carros diferentes no grid competindo, será um excelente laboratório para tirarmos conclusões e usarmos o trabalho deles como base para o nosso", declarou Ivo Sznelwar.
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