terça-feira, 26 de julho de 2011

Honda apresenta a linha 2012 do New Fit

Em 2003, a Honda Automóveis inovou ao apresentar o Honda Fit, um modelo que chegava ao mercado desenvolvido sob o conceito “o máximo para o homem, o mínimo para a máquina”. Caiu rapidamente no gosto do público e foi muito elogiado pela imprensa especializada. Cinco anos mais tarde, sua segunda geração, o New Fit, definia uma nova tendência entre os monovolumes. Era um novo carro. Visual moderno, espaçoso e um motor que combina potência com economia. Agora, é apresentada a linha 2012, que mantém os inúmeros atributos que transformaram o modelo em mais vendido em sua categoria e um dos mais premiados do setor.

Para se ter ideia, somente a segunda geração da linha Fit, o New Fit, contabiliza mais de 110 mil unidades emplacadas desde a sua apresentação ao mercado nacional, no Salão Internacional do Automóvel (2008), até o primeiro semestre deste ano. Essa aprovação pela imprensa e, principalmente, pelo público tem explicação e pode ser comprovada, mais uma vez, em sua linha 2012.

Comercializado em cinco versões (DX, LX, LXL, EX e EXL), o New Fit é um carro atraente em todos os sentidos. Possui formas que oferecem uma menor resistência aerodinâmica e um espaço mais agradável aos ocupantes. Externamente, o New Fit dispõe de um design agressivo. É o caso da ampla área envidraçada, que melhora a visibilidade dos ocupantes, e do marcante conjunto óptico, que oferece uma iluminação de elevado alcance e contribui para uma melhor visão noturna. Internamente, o modelo é espaçoso, e o conceito “mínimo para a máquina, máximo para o homem” está nítido graças ao amplo habitáculo.

A ergonomia também está presente. Basta ver seus bancos. Os traseiros reclináveis (únicos na categoria) são bipartidos e concebidos com o sistema ULT (sigla que reúne as palavras “utilitário”, “longo” e “alto”, em inglês), que possui mais de dez configurações de posicionamento do assento, com movimentos para baixo e reverso. Tudo isso assegura uma flexibilidade maior dentro do automóvel e, principalmente, uma melhor adequação às necessidades do usuário.

Todas as versões são desenvolvidas com painel central blackout com computador de bordo, que traz todo tipo de informação ao condutor (consumo instantâneo e médio em km/l, autonomia e hodômetros total e parcial).

O sistema de som também não fica atrás no quesito modernidade. Na versão 1.5l (EX e EXL), o rádio integrado ao painel com CD Player com MP3/WMA possui entrada auxiliar para P2 (tipo fone de ouvido) e para USB. As versões LX e LXL possuem rádio AM/FM/CD e também entrada P2. O New Fit 2012 é comercializado com o ar-condicionado em todas as suas versões (nas versões EX e EXL são digitais). As cinco versões também dispõem de vidro elétrico nas quatro portas. Outro destaque é a roda de liga leve aplicada ao modelo, exceção feita à versão DX.

O motor i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) está aplicado em todas as versões. A tecnologia varia tanto o tempo quanto a profundidade de abertura das válvulas para máxima eficiência em diferentes regimes de marcha. As versões DX, LX e LXL são desenvolvidas com o propulsor de 1.4l e tem potência de 100 cv a 6.000 rpm, na utilização de gasolina, além de 101 cv a 6.000 rpm, quando for apenas álcool. O motor tem torque de 13 kgf.m a 4.800 rpm.

Já as versões EX e EXL são equipadas com o propulsor 1.5l, alcançando 116 cv a 6.000 rpm (álcool) e 115 cv a 6.000 rpm (gasolina). Essa versão dispõe de torque de 14,8 kgf.m a 4.800 rpm. Ou seja, excelente potência e torque com baixo consumo de combustível.

Todas as versões, exceto a EXL, possuem transmissão automática ou manual, de cinco velocidades. A versão top de linha está disponível apenas com transmissão automática. O modelo é produzido com o sistema eletrônico de aceleração DBW (Drive-By-Wire), que proporciona melhor dirigibilidade, uma vez que permite que a potência máxima e o torque sejam atingidos em sua plenitude.

Para uma resposta mais eficiente e precisa da direção, o modelo conta com o EPS (Electric Power Steering), um sistema de direção eletricamente assistida, tornando-a mais leve em baixas velocidades e firme em altas. O esforço de esterçamento é reduzido com o auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um módulo eletrônico, atuando sobre o pinhão na caixa de direção.

É comercializado com a injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Outro detalhe é o Paddle-Shift, sistema que permite trocas de marcha manuais com o acionamento de alavancas localizadas no volante, aplicado na versão 1.5 EXL.

O tema segurança é destaque no New Fit. O monovolume da Honda mostrou o pioneirismo da marca e foi o primeiro em sua categoria a ter como item de série airbags frontais duplos (motorista e passageiro) em todas as suas versões. O modelo também oferece apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. Além disso, conta com o Advanced Compatibility Engineering (ACE), que incorpora uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e dispersão de impactos em uma grande área.

Já o sistema de freios disponibiliza elevada segurança. De série, as versões LXL, EX e EXL são equipadas com freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution). Já as versões DX e LX são produzidas com freios dianteiros a disco e traseiros a tambor.

O New Fit 2012 tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores Branco Taffeta Sólido, Dourado Poente Metálico, Prata Global Metálico, Grafite Magnesium Metálico, Cinza Paladium Metálico, Verde Vermont Perolizado, Vermelho Rally Sólido, Preto Cristal Perolizado e Verde Deep Perolizado.
       
Os preços públicos sugeridos com frete incluso (base Estado de São Paulo) são: R$ 51.805,00 (DX MT Flex); R$ 55.805,00 (DX (AT Flex); R$ 54.905,00 (LX MT Flex), R$ 58.905,00 (LX AT Flex), R$ 57.860,00 (LXL MT Flex), R$ 61.855,00 (LXL AT Flex), R$ 61.715,00 (EX MT Flex), R$ 65.720,00 (EX AT Flex), R$ 71.720,00 (EXL AT Flex).

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