sexta-feira, 29 de julho de 2011

XXI Congresso Fenabrave debate tendências do setor automotivo


Tendo como públicos-alvo profissionais das concessionárias de veículos automotores de todos os segmentos (automóveis e comerciais leves nacionais e importados, caminhões, ônibus, implementos rodoviários, motocicletas, tratores e máquinas agrícolas), o Congresso Fenabrave debate entre os dias 23 e 25 de novembro de 2011, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, as principais tendências do setor.
Ferramenta estratégica e principal para comercialização de bens de capital, o tema financiamento será abordado pelo ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega e por Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Com o tema ‘Disponibilidade de crédito e juros em 2012’, Mailson da Nóbrega abre o circuito de palestras da parte da tarde, do primeiro dia do evento. Envolvido em ações governamentais desde os 20 anos de idade, quando trabalhou no Banco do Brasil, Nóbrega foi secretário geral do Ministério da Fazenda, em 1983, e ministro da Fazenda entre janeiro de 1988 e março de 1990, quando restabeleceu as relações com a comunidade financeira internacional, depois da equivocada moratória da dívida externa de 1987.
O ‘BNDES como instrumento de fomento no mercado automotivo’ será o tema da palestra de Luciano Coutinho, presidente do BNDES, na sexta-feira, dia 25. Doutor em economia pela Universidade de Cornell (EUA) e especialista em economia industrial e internacional, escreveu e foi organizador de vários livros, além de ter extensa produção de artigos, publicados no Brasil e no exterior. Seus estudos acadêmicos sempre tiveram como temas principais a política industrial e o lado real da economia. Entre 1985 e 1988, foi Secretário-Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Responsável pelos sucessivos superávits da balança comercial brasileira, as oportunidades para o setor agrícola também serão apresentadas na programação do Congresso. Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, vai expor a ‘Visão estratégica do Brasil – Foco Agrobusiness’ e Valentino Rizzioli, presidente da Case New Holland (CNH) e do Grupo FIAT na América Latina falará sobre a ‘Visão de 2012 pela montadora’. A mesa redonda ‘Olhando para 2012 – Máquinas Agrícolas’ completa a programação.

Gestão Globalizada
A globalização na cadeia automotiva influencia diretamente a gestão dos negócios nas empresas.  O Congresso Fenabrave proporcionará aos participantes um diálogo aberto com renomados especialistas do setor.
A crise e recuperação vivida pelo mercado automobilístico norteamericano desde 2008; mídias sociais como ferramenta de marketing; e gestão de carros usados são os temas que serão abordados pelos palestrantes internacionais Timothy Gilbert, Jeremy Malindine e Maurizio Sala.
Gilbert, diretor da Northwood University de West Palm Beach, abordará, em ‘Lições aprendidas nos mercados automobilísticos desenvolvidos’, como os concessionários norteamericanos superaram a pior crise do setor automotivo.
Malindine – premiado como melhor palestrante de 2010 na Europa – apresentará ‘Uma nova forma de gestão de usados’.
Em ‘As mídias virtuais’, o pesquisador italiano e gestor de concessionárias como Opel, Volvo e SAAB da Europa, Maurizio Sala, falará sobre como a Europa está utilizando as mídias sociais como ferramenta de marketing.
Palestra Magna – Logo após a abertura do Congresso haverá uma palestra magna que vai abordar as tendências do mercado automotivo mundial, proferida pelo presidente mundial do Grupo PSA Peugeot Citröen, Philippe Varin. Com ampla experiência em liderança de empresas, Varin ocupou cargos em diferentes áreas (pesquisa, controle de gestão, estratégia, diretor de projetos) até tornar-se diretor do setor de Alumínio e membro do Comitê executivo da Pechiney. Em 2003 assumiu a direção do Grupo siderúrgico anglo-holandês Corus, na época em dificuldades, liderando a recuperação da empresa tanto no plano industrial quanto no financeiro, tirando o grupo de uma situação de grandes perdas para a de lucro. Organizou uma bem sucedida aproximação entre a Corus e a Tata Steel que culminou em sua fusão. Ficou dois anos à frente do grupo e foi convidado pelo Conselho de Administração da PSA Peugeot Citröen (Conseil de Surveillance), para assumir a função de CEO do Grupo PSA.
O XXI Congresso Fenabrave – maior evento de negócios da distribuição de veículos da América Latina - é realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) e organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário