A supremacia em corridas já havia sido posta em dúvida nos últimos compromissos. Faltava pôr fim ao domínio da RBR dos treinos classificatórios. Com o cronômetro zerado, Lewis Hamilton, da McLaren, esteve perto de conseguir o feito em Budapeste. Líder absoluto, mas pressionado pelos últimos resultados, Sebastian Vettel, no entanto, soube esperar. Acelerou em sua última volta e impôs, na marra, sua oitava pole na temporada. Com o tempo de 1m19s815, superou o rival inglês, com 1m19s978, e Jenson Button, também da McLaren, com 1m20s024, e vai largar em primeiro no GP da Hungria, no circuito de Hungaroring.
Felipe Massa também esperou por sua última ida à pista para vencer um duelo pessoal. Pela primeira vez na temporada, conseguiu ser mais rápido que seu companheiro de Ferrari em um treino classificatório. Na tentativa derradeira, o brasileiro marcou 1m20s350 e, vai sair em quarto no grid, enquanto o espanhol ficou para trás, em quinto, com 1m20s365. O GP da Hungria terá largada às 9h deste domingo (horário de Brasília). A Rede Globo transmite a corrida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.
A outra RBR ficou para trás. Mark Webber não conseguiu acompanhar o embalo de Vettel e ficou com o sexto lugar no grid. Ele largará à frente de Nico Rosberg, da Mercedes, e Adrian Sutil, da Force India. Michael Schumacher, também da Mercedes e que por pouco não ficou fora do Q3, sairá da nona posição, acompanhado por Sergio Pérez, em décimo.
Mais uma vez, o brasileiro Rubens Barrichello teve problemas com seu Kers e vai largar na 15ª posição. Após o fim do Q2, o piloto da Williams disse, no entanto, que ainda espera um bom resultado na Hungria.
- O carro não tem melhorado o que a gente espera. Mas não dá para falar só de coisas ruins. Usamos a estratégia de salvar pneus para a classificação. Dá para pensar em algo positivo. Acho que eu vejo um fim de semana cheio de coisas acontecendo, quem sabe pontuando. Não sei o motivo, mas o botão do Kers saiu apertado já dos boxes e foi ativado antes da hora. Uma grande pena - disse.
A grande preocupação das equipes era mesmo o desgaste dos pneus. Por conta disso, a Ferrari resolver ir para a pista com os compostos macios, mais lentos que os supermacios, mas mais resistentes. Ainda assim, Fernando Alonso foi o mais rápido do Q1. Com o tempo de 1m21s578, o espanhol foi o mais rápido da etapa, seguido por Lewis Hamilton, da McLaren, e Sebastian Vettel, da RBR. Felipe Massa fechou com o sexto tempo. Sebastien Buemi (STR), Jarno Trulli (Lotus), Heikki Kovalainen (Lotus), Timo Glock (MVR), Vitantonio Liuzzi (Hispania), Daniel Ricciardo (Hispania) e Jerome D'Ambrosio (MVR) não se classificaram.Para o Q2, Alonso e Ferrari resolveram mudar. E, com os pneus supermacios, o espanhol manteve o domínio. Com 1m20s262, o bicampeão mundial voltou a liderar o pelotão na segunda etapa do treino. Jenson Button, da McLaren, foi o segundo, acompanhado por Webber, Vettel, Massa, Hamilton, Rosberg e Schumacher, que só garantiu o lugar na disputa pela pole com o cronômetro zerado. Di Resta (Force India), Petrov (Renault), Kobayashi (Sauber), Heidfeld (Renault), Barrichello (Williams), Alguersuari (STR) e Maldonado (Williams) ficaram pelo caminho.
Hamilton, que até então não vinha repetindo o desempenho de sexta-feira, acordou. Com pneus supermacios, o piloto inglês voou e marcou a volta mais rápida do fim de semana até então, com 1m19s978. Com dois minutos para o fim do treino, todos foram para a pista para a última tentativa. E tudo mudou.
Já com o cronômetro zerado, Vettel estabeleceu a volta mais rápida do fim de semana e cravou sua oitava pole no ano. Também na última volta, Felipe Massa pisou fundo no acelerador e superou o tempo de Alonso, garantindo o quarto lugar no grid.
Confira os tempos do treino classificatório:
1. Sebastian Vettel RBR-Renault 1m19s815s
2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m19s978s + 0s163
3. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m20s024s + 0s209
4. Felipe Massa Ferrari 1m20s350s + 0s535
5. Fernando Alonso Ferrari 1m20s365s + 0s550
6. Mark Webber RBR-Renault 1m20s474s + 0s659
7. Nico Rosberg Mercedes 1m21s098s + 1s283
8. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m21s445s + 1s630
9. Michael Schumacher Mercedes 1m21s907s + 2s092
10. Sergio Pérez Sauber-Ferrari Não marcou tempo
2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m19s978s + 0s163
3. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m20s024s + 0s209
4. Felipe Massa Ferrari 1m20s350s + 0s535
5. Fernando Alonso Ferrari 1m20s365s + 0s550
6. Mark Webber RBR-Renault 1m20s474s + 0s659
7. Nico Rosberg Mercedes 1m21s098s + 1s283
8. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m21s445s + 1s630
9. Michael Schumacher Mercedes 1m21s907s + 2s092
10. Sergio Pérez Sauber-Ferrari Não marcou tempo
Tempo de corte Q2: 1m22s157
11. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m22s256
12. Vitaly Petrov Renault 1m22s284
13. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m22s435
14. Nick Heidfeld Renault 1m22s470
15. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1m22s684
16. Jaime Alguersuari STR-Ferrari 1m22s979
17. Pastor Maldonado Williams-Cosworth Não marcou tempo
12. Vitaly Petrov Renault 1m22s284
13. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m22s435
14. Nick Heidfeld Renault 1m22s470
15. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1m22s684
16. Jaime Alguersuari STR-Ferrari 1m22s979
17. Pastor Maldonado Williams-Cosworth Não marcou tempo
Tempo de corte Q1: 1m23s285
18. Sebastien Buemi STR-Ferrari 1m24s070
19. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1m24s362
20. Jarno Trulli Lotus-Renault 1m24s534
21. Timo Glock MVR-Cosworth 1m26s294
22. Tonio Liuzzi Hispania-Cosworth 1m26s323
23. Daniel Ricciardo Hispania-Cosworth 1m26s479
24. Jerome D'Ambrosio MVR-Cosworth 1m26s510
19. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1m24s362
20. Jarno Trulli Lotus-Renault 1m24s534
21. Timo Glock MVR-Cosworth 1m26s294
22. Tonio Liuzzi Hispania-Cosworth 1m26s323
23. Daniel Ricciardo Hispania-Cosworth 1m26s479
24. Jerome D'Ambrosio MVR-Cosworth 1m26s510
Nenhum comentário:
Postar um comentário