O Ford Fiesta comemora este mês 15 milhões de unidades produzidas em todo o mundo em 35 anos de produção ininterrupta. Com esse marco, o modelo Ford torna-se um dos automóveis mais vendidos de todos os tempos e uma história de sucesso no setor automobilístico. A sua sexta geração, o New Fiesta, apresentada há dois anos, também já atingiu um recorde importante: a produção de 1 milhão de unidades desde o lançamento mundial.
"O modelo Fiesta chega aos 35 anos mais forte do que nunca. É o veículo mais vendido da Europa em 2009 e 2010 e deve repetir a liderança nesse mercado em 2011. Nos Estados Unidos, ajudou a criar um novo mercado de carros pequenos, é líder em economia de combustível e um sucesso de vendas. Na Ásia, está ajudando o crescimento da Ford naqueles mercados. E, no Brasil, atrai várias gerações de consumidores desde 1995", destaca Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford Brasil.
O Fiesta se destaca pelo estilo avançado, praticidade, eficiência e desempenho e é hoje um dos produtos de maior sucesso da história. "O Fiesta é um carro especial, que conquistou um lugar cativo no coração dos consumidores em vários mercados. Graças ao fato de ser um projeto constantemente desenvolvido e aprimorado nessas mais de três décadas, se mantém como um dos modelos mais populares do mundo", diz o executivo.
História de sucesso:
O primeiro Fiesta foi produzido em Valência, na Espanha, em 1976, como uma resposta prática e econômica da Ford à crise mundial do petróleo, e rapidamente conquistou espaço na Europa. Hoje, a linha é produzida também em Colônia (Alemanha), Nanjing (China), Rayong (Tailândia) e Cuautitlán (México), além de Camaçari (Brasil).
Ao longo de seus 35 anos de história, o Fiesta também serviu de base para diversos conceitos, mostrando sua versatilidade e potencial de inovação. Alguns modelos foram produzidos exclusivamente para exposição, enquanto outros se destinaram a competições esportivas.
O primeiro foi o esportivo Ghia Corrida, de 1976, nome que remete às touradas. No mesmo ano, foram apresentados o Ghia Prima, com tetos cambiáveis que permitiam sua transformação em picape, perua, cupê ou notchback, e o urbano Ghia Urban Car.
Outros exemplos são o Ghia GTK (1979), o Fiesta Bebop (1990), o Ghia Lynx Concept (1996), o Ford Libre Concept (1998), e o Courier F1 (1999), versão customizada do modelo produzido no Brasil, exibida no Salão de Detroit para testar a reação dos americanos a uma picape pequena.
O Ford RS Concept (2004), exibido no Salão de Genebra, foi uma visão radical de um carro de performance. Já o Ford Verve Concept (2007) antecipou a aplicação do estilo Kinetic nos carros pequenos globais da marca. Com a apresentação do Fiesta RS WRC Preview Model, no Salão de Paris 2010, a Ford anunciou a introdução do New Fiesta como seu representante no Campeonato Mundial de Rally 2011.
Linha do tempo
1972 - O Fiesta é concebido em segredo como Projeto Bobcat. A missão de criar um novo carro compacto para o mundo foi cuidada com carinho pelo presidente da Ford, Henry Ford II.
1973 - A crise mundial do petróleo acelera o projeto da Ford de criar um carro compacto, prático e econômico.
1974 - Começa a construção da fábrica de Valência, Espanha.
1975 - O nome Fiesta foi escolhido pessoalmente por Henry Ford II, pela semelhança com a marca e para celebrar sua nova conexão com a Espanha.
1976 - Começa a produção do Fiesta em Valência, primeiro carro da Ford com motor transversal e tração dianteira.
1977 - Início da exportação do Fiesta para os Estados Unidos. É eleito Carro do Ano na Espanha.
1979 - A linha atinge a venda de 1 milhão de unidades.
1981 - O veículo soma 2 milhões de unidades produzidas na Europa.
1982 - Fiesta completa o sexto ano como carro mais vendido da categoria na Grã-Bretanha e Alemanha.
1983 - Lançamento da segunda geração do Fiesta.
1984 - Produção chega a 3 milhões de unidades.
1989 - Lançamento da terceira geração do carro, o primeiro compacto com ABS.
1991 - Lançamento da van Fiesta Courier.
1992 - Fiesta registra o recorde de 648.700 unidades vendidas na Europa.
1995 - Início das vendas do Fiesta no Brasil.
1996 - Lançamento da quarta geração. O modelo Hatch começa a ser produzido no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.
2000 - A linha é complementada no Brasil com o início das vendas do Fiesta Street Sedan, importado do México.
2001 - Lançamento da quinta geração da linha, que comemora a produção de 10 milhões de unidades.
2002 - A quinta geração começa a ser produzida na fábrica de Camaçari, na Bahia, na versão Hatch.
2004 - Lançamento da nova versão Sedan e do motor Flex 1.6, ampliando a linha no Brasil.
2006 - Fiesta lança o motor RoCam Flex 1.0 no Brasil.
2007 - A linha é reestilizada no Brasil, inspirada no design Kinetic, e passa a oferecer a versão Trail.
2008 - O New Fiesta, sexta geração do modelo, começa a ser produzido em Colônia (Alemanha), Valência (Espanha), e Nanjing (China).
2009 - O New Fiesta estreia na América do Norte, no Salão de Los Angeles, e ganha o cobiçado prêmio de design Red Dot, na Alemanha.
2010 - O New Fiesta Sedan é lançado no Brasil, importado do México com motor 1.6 Sigma brasileiro.
2011 - O New Fiesta RS estreia no Campeonato Mundial de Rali com vitória na Suécia.
A Ford comemora o 35º aniversário e 35 milhões de unidades produzidas na linha.
A Ford comemora o 35º aniversário e 35 milhões de unidades produzidas na linha.
(29/07/2011)
Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário