sexta-feira, 29 de julho de 2011

Marchionne revela nova estrutura global do Grupo Fiat

Belini continua no comando da AL mas com novas funções.
Fonte. www.automotivebusiness.com.br

Sérgio Marchionne
A Fiat S.p.A anunciou, após a edição desta matéria, que Vilmar Fistarol comandará as atividades globais de compras da Fiat Chrysler.

Giovanna Riato, AB

O presidente mundial do Grupo Fiat, Sergio Marchionne, nomeou nesta terça-feira, 28, os executivos que irão compor o comitê de direção da companhia, criado para integrar as operações da Chrysler e reorganizar as estruturas globais. A nova fórmula prevê 22 executivos principais. Cada um deles desempenhará uma função importante na operação mundial ou será responsável por uma das quatro regiões-chave para as marcas do grupo.

Na nova divisão global a operação Ásia-Pacífico ficará sob o comando de Michael Manley, que era o responsável pela Jeep. Europa e África serão administradas por Gianni Coda, até então chefe mundial de compras do grupo. Já a operação na América do Norte ficará nas mãos do próprio Marchionne. A decisão sinaliza que companhia está determinada a avançar nos Estados Unidos.

A América Latina continua sob comando de Cledorvino Belini. Por enquanto o executivo acumula esta função com a de presidente da Fiat Automóveis para o Brasil e ainda com a de presidente da Anfavea, associação de fabricantes de veículos do País. Apesar disso, uma fonte consultada por Automotive Business adiantou que, com a nova configuração global, as funções do executivo na América Latina também passarão por mudanças, que deverão ser anunciadas nos próximos dias.

O mais provável é que o a operação nacional da Fiat seja entregue a um sucessor e Belini ocupe o cargo com maior poder de comando e menos atividades ligadas diretamente a ele. O executivo será responsável também pela atividade da Chrysler na região. A mudança, no entanto, pode não acontecer de imediato.

Enquanto a operação brasileira define os próximos passos, a Fiat Argentina já tem novidades. Vilmar Fistarol, vice-presidente executivo da divisão de automóveis e responsável pela área de recursos humanos do grupo para a América Latina, assume também a diretoria geral da região a partir de 1º de agosto. Gerardo Bavone, que desempenhava a função até então, deixa o cargo para assumir o comando da Comau América Latina no lugar de Alejandro Solís, que será diretor industrial da Fiat Automóveis no país. O antecessor de Solís, Cósimo Tundo, sai da companhia e retorna para a Itália.

Comitê de direção Além dos executivos que cuidarão das regiões globais, o conselho executivo que comandará as atividades do grupo é composto ainda por Saad Chehab, que será o chefe da marca Chrysler. Olivier Francois, acumulará a função de responsável pela marca Fiat com a de atual chefe de criação.

Reid Bigland ficará no comando da Dodge. Doug Betts, executivo que veio da Chrysler, vai ser diretor de qualidade das empresas. Bob Lee será o responsável pela área de motores. Já Stefan Ketter, que já trabalhou com Marchionne antes da fusão com a montadora norte-americana, cuidará da tecnologia de produção. Entre outros nomes que integrarão o conselho está Alfredo Altavilla, que é presidente global da FPT Powertrain Technologies e da Iveco. Marchionne quer uma fusão total da Fiat com a Chysler com o objetivo de reduzir custos e alcançar receitas de € 100 bilhões até 2014.

Com informações da agência Automotive News Europe

Nenhum comentário:

Postar um comentário