terça-feira, 26 de julho de 2011

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Com as férias escolares, muitas famílias caem na estrada. E para evitar que automóveis quebrem e piorem o trânsito, a revisão completa do veículo antes de viajar é indispensável. A orientação vem de especialistas da Affinia Automotiva, empresa fabricante e distribuidora de peças para reposição automotiva, e da Nino Faróis, indústria de produtos para iluminação automotiva para linhas leve, pesada e auxiliar. Além dos cuidados que deve ter ao volante, principalmente durante o inverno, quando o surgimento de neblina se torna mais frequente, o motorista deve ter a garantia de que partes importantes de seu veículo, como amortecedores e faróis, estão em perfeitas condições. Jair Silva, supervisor de serviços da Affinia, e Lázaro Moraes, engenheiro coordenador de desenvolvimento de produtos da Nino Faróis, explicam o funcionamento de algumas peças e dão dicas para se evitar problemas na estrada e, assim, garantir uma viagem tranquila e prazerosa.

- Filtro de cabine
O objetivo do filtro de cabine é inibir a entrada de partículas do ar como pó, fuligem, pólen e bactérias para dentro da cabine do veículo, além disso, a peça também ajuda a inibir gases tóxicos e maus odores. É importante substituir o filtro de cabine a cada 15 mil quilômetros rodados, ou um ano. A falta de manutenção pode gerar mau cheiro e, ainda no tempo frio, prejudicar o sistema respiratório dos motoristas, produzindo rinites alérgicas, bronquite, coceira nos olhos, dores de cabeça e até causar doenças mais sérias, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a poluição é maior.

- Filtro de combustível
Em razão da baixa qualidade de combustíveis, o filtro pode ter o processo de saturação acelerado. Um filtro de combustível saturado pode provocar desde danos à bomba de combustível até a parada total do motor. Ou seja, a suposta economia no abastecimento pode trazer sérios prejuízos no sistema de alimentação do veículo, e também do bolso. Na hora da substituição do filtro deve-se levar em conta o combustível, álcool, gasolina ou flex. Existe um filtro para cada tipo de combustível.

- Amortecedor
O amortecedor é responsável por manter os pneus em contato com o solo e garantir a estabilidade do veículo. É comum ouvir que o motorista perdeu a direção do carro. Numa curva, por exemplo, caso os amortecedores estejam desgastados, o carro pode perder a trajetória devido à falta de equilíbrio, ficando “solto”.

-Farol de Neblina
A neblina é uma névoa que fica suspensa e não toca a pista, por isso o facho do farol de neblina é projetado por baixo da densidade da massa de ar nebulosa – e não sobre ela – possibilitando ao motorista ver a pista iluminada, auxiliando a condução. O importante é nunca utilizar o facho alto durante o nevoeiro, porque ele reflete na neblina e prejudica a visão. Para os veículos que não contam com o auxílio dos faróis de neblina, o ideal é manter aceso o facho baixo do farol principal.

Levando em conta estas dicas, e submetendo seu carro a uma revisão completa, o motorista está pronto para curtir as férias sem ter dores de cabeças, tendo apenas de se preocupar com a escolha do destino final. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário