A diretoria da AEA – Associação Brasileira de Engenharia
Automotiva reuniu nesta quarta-feira os jornalistas do setor, em sua sede
em São Paulo, com o objetivo de apresentar o elenco de atividades técnicas
desenvolvidas ao longo de 2012.
O presidente da
entidade, Antonio Megale, e seu
vice-presidente, Sidney Oliveira,
detalharam o andamento dos trabalhos desenvolvidos por 14 comissões técnicas,
nas quais participaram 741 engenheiros e profissionais da cadeia automotiva.
Expuseram ainda os resultados dos 7 eventos anuais – XIV Seminário de
Eletroeletrônica Aplicada à Mobilidade, Seminário de Emissões: o futuro do
controle das emissões do Brasil; VI Prêmio AEA de Meio Ambiente; V Simpósio
Internacional de Combustíveis; Seminário de Segurança veicular; XX Simpósio
Internacional de Engenharia Automotiva; e o V Simpósio de Lubrificantes,
aditivos e Fluidos.
Dezesseis cursos
[além de cursos in company] foram realizados sobre motores,
Arla-32, combustíveis, peças plásticas, ruídos e vibrações veiculares, rede
CAN, dinâmica veicular, suspensão veicular, lubrificantes, direção defensiva,
ensaios não destrutivo, entre outros.
Na avaliação de
Antonio Megale, “boa parte das atividades desenvolvidas pelas comissões
técnicas, nos eventos anuais e nos cursos, pode servir de subsídios à indústria
de veículos automotores em sua qualificação ao Programa Inovar Auto, que começa
efetivamente em janeiro de 2013, mas que terá forte impacto na indústria até
2017”.
Para o
presidente da AEA, entre os temas em estudo pelas comissões técnicas, destaques
para a de Acreditação de Laboratório de
Emissões, que em 2012 concluiu o estudo de correlação anual interlaboratoriais
dos principais centros de análise de emissões existentes no País, ao lado do
Inmetro. “Esta comissão, em 2013, dará continuidade ao trabalho de correlação,
simultaneamente à discussão e harmonização de procedimentos”. Estudos similares
foram desenvolvimentos pela comissão técnica de Acreditação do Laboratório de Motos.
Em segurança
veicular, a comissão técnica da AEA concluiu o estudo do cinto de três pontos
no assento traseiro, desativação do airbag para pessoas com
mobilidade reduzida e nanismo, além de ter lançado os informativos técnicos
sobre airbag e freios ABS.
Uma das
comissões técnicas de maior relevância foi a de Eficiência Energética, que
apresentou estudos de faixas de classificação do PBEV, procedimentos de ensaio
do Programa Brasileiro de Etiquetagem veicular; avaliação da contribuição para
a redução de consumo de combustível [componentes, sistemas veiculares e fatores
externos]. Os três estudos, porém, deverão ser concluídos ao longo
de 2013, mas que certamente já estarão contribuindo com a indústria automotiva
nacional.
Destaque também
para a comissão técnica de Veículos
Híbridos e Elétricos, que já enviou ao Ibama e ao Inmetro a proposta de
novo procedimento de homologação de veículos híbridos não-plug-in.
“A propósito”,
argumenta Megale, “recentemente a AEA e a comissão organizadora do SIMEA 2013
decidiram concentrar o foco do evento no tema ‘Inovação e competitividade no
novo regime automotivo´, porque entendemos que a AEA tem muito a contribuir
para este que é o assunto de maior relevância do setor”.
Megale na
linha de frente –
Antonio Megale e Sidney Oliveira foram eleitos, respectivamente, presidente e
vice-presidente AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, para o
biênio 2013-2014. Na gestão anterior, Franco Ciranni e Antonio
Megale comandaram a entidade de janeiro a setembro de 2011.Com mais dois anos à
frente da entidade e com um dos maiores desafios da engenharia automotiva
brasileira, Megale pretende imprimir um ritmo ainda mais vigoroso em sua
próxima gestão. “Entendo, por exemplo, que as indústrias fornecedoras das
montadoras terão mais interesse em conhecer profundamente o Inovar Auto, pois a
contribuição das companhias sistemistas e de autopeças será preponderante nesse
processo”, conclui o presidente da AEA.
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