A
Mercedes-Benz, tradicional fabricante de veículos para o transporte escolar,
apresenta as soluções da marca para o segmento durante o 57º Congresso Estadual
de Municípios, evento realizado, entre 2 e 6 de abril, no Mendes Convention
Center, em Santos, no litoral paulista.
O chassi OF 1519
R para ônibus rural escolar é a atração no estande da marca na exposição de
produtos, serviços e tecnologias, atividade paralela ao Congresso, que é
promovido pela Associação Paulista de Municípios. O tema deste ano é
“Municipalismo: União por Novos Tempos”.
No estande da
Mercedes-Benz, os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais participantes
do Congresso também poderão conhecer detalhes do chassi de microônibus LO 916,
indicado para aplicação escolar urbana, assim como para curtas distâncias.
“A linha de
ônibus da nossa marca destaca-se no mercado pela avançada tecnologia BlueTec
5”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da
Mercedes-Benz do Brasil. “Além de reduzir significativamente as emissões de
poluentes, o BlueTec 5 assegura excelente desempenho e menor custo operacional,
com redução no consumo de combustível e maiores intervalos de troca de óleo e
manutenção”.
De acordo com
Gilson, os chassis de ônibus da Mercedes-Benz também são reconhecidos no
transporte escolar pela qualidade e confiabilidade, bem como por sua elevada
robustez e resistência, proporcionando assim maior durabilidade e longa vida
útil ao veículo.
OF 1519 R
atende o “Caminho da Escola” e programas estaduais
O chassi OF 1519
R para ônibus rural escolar atende a todos os requisitos do programa “Caminho
da Escola” – ação do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE),
órgão ligado ao Ministério da Educação – assim como de ações similares de
governos estaduais e municipais.
Entre vários
requisitos, o edital do FNDE exige um motor que atenda à legislação de emissões
PROCONVE P7 (equivalente ao Euro 5) e características específicas para uso em
vias não pavimentadas, como balanço dianteiro curto (para facilitar a
circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior
do chassi e da carroçaria) e bloqueio de diferencial no eixo traseiro (para
melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados, por exemplo).
Esse veículo é
oferecido ao mercado com entreeixos de 6 metros para ônibus convencional de
10,7 metros de comprimento (ORE 3), em duas versões: com elevador e capacidade
para 55 assentos; e sem elevador, com capacidade para 60 assentos. As duas
versões atuam na mesma aplicação, ficando a critério de cada prefeitura definir
o modelo ideal para atender à sua demanda, de acordo com as condições de
operação.
Microônibus
LO 916 transporta até 35 alunos na versão escolar
Desenvolvido
para transporte urbano e rodoviário de passageiros, o chassi LO 916 para microônibus
é indicado também para transporte escolar, fretamento e turismo. Além da
avançada tecnologia BlueTec 5, oferece maior capacidade de transporte de
passageiros, graças à localização mais avançada do posto do motorista e maior
PBT. A essas vantagens somam-se atributos consagrados dos chassis
Mercedes-Benz, como reduzido custo operacional, robustez e resistência para
encarar o trabalho pesado.
Com peso bruto
total –PBT de 9.400 kg e a localização mais avançada do posto do motorista no
chassi, o LO 916 permite a montagem de carroçarias de microônibus com número
elevado de assentos. São duas opções de entreeixos (4,5 e 4,8 metros), podendo
receber carroçarias de 8 e 9,1 m de comprimento, com uma ou duas portas e
largura entre 2,20 e 2,35 m. No transporte escolar, leva até 35 alunos
sentados.
No que se refere
à segurança, o LO 916 oferece o elevado padrão de qualidade típico de um
Mercedes-Benz. Os freios a tambor foram aprimorados, visando um desempenho
similar ao dos freios a disco, disponíveis como opcionais.
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