Já está disponível no mercado brasileiro a linha 2014 dos modelos Chevrolet
Cruze sedã e Cruze Sport6 (hatchback), que se destacam no ranking dos mais
vendidos no Brasil, em seus respectivos segmentos dos modelos médios. Os
dois modelos, na versão LTZ, ganharam no sistema de multimídia Chevrolet
MyLink, o reconhecimento do usuário pela voz, para acessar diversas
informações, a exemplo de emissoras de rádio, determinada música para ser
ouvida e o acesso aos comandos do sistema de navegação. Os dois modelos
ganharam uma nova cor, a Cinza Mond.
O Cruze sedã e o Cruze Sport6 estão equipados com o motor Ecotec6 1.8
litro e duas opções de transmissão: manual e automática, ambas com seis
marchas. A configuração sedã conta com duas versões, LT (três grupos de
conteúdo) e LTZ (um grupo), enquanto a hatchback possui a versão LT (dois
grupos) e a LTZ (um grupo). A versão LTZ do Cruze Sport6, a exemplo do Cruze
sedã, também possui agora câmera de ré.
Os dois modelos ganharam na versão LT com transmissão manual novo volante e
manopla de câmbio com acabamento em couro. Eles também já possuem alguns
equipamentos importantes na área da segurança, a exemplo do controle eletrônico
de estabilidade (LT e LTZ), o desembaçador do espelho retrovisor (LTZ), o
sistema automático de controle de qualidade do ar (AQS – "Air Quality
System") e o PEPS (Passive Entry e Passive Star) – sistema que permite
destravar as portas e ligar o carro sem precisar tirar a chave do bolso (LTZ).
Cruze recebe MyLink
Além dos atributos conhecidos da versão LTZ, como tela touch screen, de sete
polegadas, CD player, MP3, USB, entrada auxiliar, Bluetooth, visualizador de
fotos, navegador e reconhecimento de voz para agenda e ligações telefônicas, os
dois modelos ganharam como novidades o reconhecimento de voz para navegação,
áudio e rádio.Estão disponíveis ainda o aplicativo Stitcher e sistema de
navegação integrado ao MyLink, sem a necessidade do SD card.
O MyLink se
destaca por sua interface intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso da
tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível
controlar algumas configurações funcionais do carro, como o destravamento
remoto das portas, iluminação e o volume de áudio compensado pela velocidade.
Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário
distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas
de som das quatro portas, além da visualização de demais informações
tradicionais do celular, como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À
parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de
rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.
Motor Ecotec
A família Ecotec reúne o que há de mais sofisticado em termos de engenharia
e tecnologia. Seu cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente
variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de
admissão e de escape.Além disso, o Ecotec6 tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas
do motor mais rápidas.
O coletor "curto" é mais utilizado em altas
velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o
coletor se torna "longo" privilegiando torque e força. Além disso, o
sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando
alto desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.Mas o Ecotec
vai além. Tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem muito mais
durabilidade – são utilizadas em carros de corrida e alto desempenho. O
cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias
internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura
no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em
menor consumo.
Graças a estas tecnologias, o 1.8 Ecotec 6 do Cruze rende 144 cavalos quando
abastecido com etanol e 140 com gasolina, a 6.300 rpm. O torque máximo, com
etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de
17,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90%
do torque já estão disponíveis a partir da faixa de 2.200 rpm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário