Na luta pelo
título, o único piloto que pode deter Rockenfeller neste fim de semana é o
brasileiro Augusto Farfus, da BMW. Mas a tarefa não é tão simples. Augusto
precisa diminuir a vantagem do piloto da Audi para 25 pontos para levar a
decisão para a última etapa do campeonato - em Hockenheim, no dia 20 de
outubro.Entre os oito pilotos que
representam a marca das quatro argolas no DTM, uma unanimidade: Zandvoort é uma
das pistas prediletas do calendário - com seu terreno de subidas e descidas,
curvas desafiadoras e vários pontos de ultrapassagem. E as estatísticas
confirmam essa visão positiva dos pilotos. É a pista em que a Audi mais teve
sucesso desde que voltou ao DTM, em 2000. Foram sete vitórias, sendo três delas
com o sueco Mattias Ekström, que tenta ampliar sua liderança nesta estatística
neste fim de semana.
Outros nomes que
venceram com a Audi em Zandvoort foram: o líder da temporada, Mike
Rockenfeller, o nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, Tom Kristensen, e
Edoardo Mortara. Em 2002, foi em Zandvoort que Laurent Aiello conquistou seu
título na categoria, e o bicampeão Timo Scheider já largou na pole position
quatro vezes nessa pista.
O traçado, com 4.307 metros de extensão, fica a cerca de 45 minutos de
Amsterdam e faz parte do calendário do DTM desde 2001. Além das características
exigentes da configuração da pista, há um outro desafio: o asfalto costuma
ficar escorregadio fora do traçado ideal por causa da areia trazida pelo vento
das dunas da região. Além disso, esta será a primeira vez que os pilotos correm
em Zandvoort utilizando o sistema de redução de arrasto aerodinâmico DRS - com
o qual eles podem mudar o ângulo da asa traseira para ganhar velocidade e
facilitar as ultrapassagens, como na Fórmula 1. Para Mattias Ekström, se o
sistema puder ser acionado no trecho que segue após a curva 3 do circuito,
"será a seção de uso do DRS mais emocionante de toda a
temporada."
No Brasil, a corrida que
pode definir o título do DTM em 2013 será transmitida pelo canal por assinatura
Bandsports, no domingo (29), a partir das 8h30. Também é possível acompanhar a
prova ao vivo pelo canal do DTM no Youtube: www.youtube.com/dtmint.
Classificação do DTM depois de oito etapas
1 Mike Rockenfeller (Audi), 124 pontos
2 Augusto Farfus (BMW), 91 pontos
3 Christian Vietoris (Mercedes-Benz), 71 pontos
4 Robert Wickens (Mercedes-Benz), 70 pontos
5 Bruno Spengler (BMW), 67 pontos
6 Gary Paffett (Mercedes-Benz), 65 pontos
7 Mattias Ekström (Audi), 44 pontos
8 Marco Wittmann (BMW), 39 pontos
9 Jamie Green (Audi), 35 pontos
10 Dirk Werner (BMW), 26 pontos
11 Joey Hand (BMW), 26 pontos
12 Adrien Tambay (Audi), 22 pontos
13 Timo Scheider (Audi), 22 pontos
14 Daniel Juncadella (Mercedes-Benz), 20 pontos
15 Timo Glock (BMW), 15 pontos
16 Filipe Albuquerque (Audi), 12 pontos
17 Martin Tomczyk (BMW), 10 pontos
18 Roberto Merhi (Mercedes-Benz), 8 pontos
19 Miguel Molina (Audi), 8 pontos
20 Edoardo Mortara (Audi), 3 pontos
21 Pascal Wehrlein (Mercedes-Benz), 3 pontos
22 Andy Priaulx (BMW), 2 pontos
Classificação das fábricas
1 BMW, 276 pontos
2 Audi, 267
3 Mercedes-Benz, 237
Classificação das equipes
1 STIHL/AMG Mercedes, 141 pontos
2 Audi Sport Team Phoenix, 132 pontos
3 BMW Team RBM, 117 pontos
4 BMW Team Schnitzer, 93 pontos
5 Audi Sport Team Abt Sportsline, 79 pontos
6 EURONICS/THOMAS SABO Mercedes AMG, 73 pontos
7 BMW Team MTEK, 54 pontos
8 Audi Sport Team Abt, 44 pontos
9 stern/AMG Mercedes, 23 pontos
10 Audi Sport Team Rosberg, 15 pontos
11 BMW Team RMG, 12 pontos
Informações da prova
Extensão da pista: 4.307 metros
Distância total da corrida: 44 voltas = 189.508 km
Recorde do DTM em classificação: Mattias Ekström (Audi), em 12 de julho de 2008
com 1m31s012 (média de 170.364 km/h)
Recorde do DTM em corrida: Timo Scheider (Audi), em 22 de agosto de 2010, com
1m32s967 (média de 166.782 km/h)
Pole position em 2012: Timo Scheider (Audi), 1m32s365
Melhor volta em 2012: Gary Paffett (Mercedes-Benz), 1m34s054
Nenhum comentário:
Postar um comentário