A Ford comemorou
mais um marco da família de motores EcoBoost: a produção global de 2 milhões de
unidades desde o seu lançamento. O motor EcoBoost que simbolizou o marco de 2
milhões foi um modelo 2.0, instalado em um Ford Escape montado na fábrica de
Louisville, nos EUA. A procura crescente por veículos equipados com os novos
motores está impulsionando a produção da linha desde 2009. Hoje, ela atinge a
média mensal de 100.000 unidades. No Brasil, o motor EcoBoost chegou ao mercado
com o Novo Fusion Titatinum. Lançado na versão 2.0, gera a potência de 240 cv e
é um dos mais econômicos em consumo de combustível nessa faixa.A tecnologia
EcoBoost combina bloco de tamanho menor com turbo, injeção direta e comando
variável de válvulas para oferecer uma performance surpreendente com economia.
Os motores da família são até 15% mais econômicos que modelos a gasolina
maiores, com o mesmo nível de potência.A família global de motores EcoBoost é
composta hoje pelas versões 1.0 de três cilindros; 1.5, 1.6 e 2.0 de quatro
cilindros; e o potente e eficiente V6 3.5. Até o final de 2013, ela será
oferecida em aproximadamente 80% das linhas globais de veículos da marca.
Expansão
Sucesso em
várias partes do mundo, a linha começa a ter, na Europa, uma excepcional
procura. O motor EcoBoost 1.0 - eleito o Motor Internacional do Ano em 2012 e
2013 - levou à duplicação da capacidade de produção da fábrica em Colônia, na
Alemanha, para mais de 1.000 unidades por dia.O motor EcoBoost 1.0 já está
disponível em cinco linhas de veículos da Ford na Europa e, até 2014, será
oferecido em 11 modelos. Um número crescente de consumidores está optando por
essa motorização, que já responde por 43% das vendas do B-MAX, 32% do Focus,
26% do Fiesta e 24% do C-MAX e Grand C-MAX.
Os motores
EcoBoost também estão impulsionando as vendas do Fiesta ST (equipado com o
EcoBoost 1.6) e do Focus ST (com o EcoBoost 2.0). Na linha Kuga, 18% dos
clientes optam pelo EcoBoost 1.6, em um segmento tradicionalmente dominado
pelos motores diesel. Pesquisas internas da Ford mostram que hoje 40% mais
consumidores conhecem a tecnologia EcoBoost, em comparação com 2011.A fábrica
de Colônia também iniciou a produção do motor EcoBoost 1.0 para o mercado
norte-americano. O New Fiesta 2014 - com lançamento este ano - será o primeiro
veículo com motor 1.0 dos Estados Unidos e deverá ser certificado como o modelo
não híbrido com menor consumo de combustível do país.
Popularidade
Dados internos
da Ford mostram que o motor EcoBoost é visto hoje como o mais eficiente do
mercado pelos consumidores da América do Norte. Além disso, eles são 50% mais
propensos a considerar a compra de um veículo Ford quando conhecem a tecnologia
EcoBoost.
A popularidade
do EcoBoost na América do Norte pode ser medida pelos números de vendas das
principais linhas da marca:
90% dos modelos Ford Escape são
equipados com motores EcoBoost;
50% dos clientes do Fusion optam por um dos três motores EcoBoost disponíveis;
·42% das picapes F-150 são
vendidas com o motor EcoBoost 3.5.
Este ano, o
motor EcoBoost estará presente em mais de 90% das linhas da Ford na América do
Norte, e chegará a 95% até 2015. Para atender a demanda, a Ford está investindo
cerca de US$200 milhões em uma nova fábrica de motores em Cleveland, EUA, que
vai iniciar a produção em 2014.
Novos mercados
Na região da
Ásia e Pacífico, a venda de veículos com motores EcoBoost cresceu 202% este
ano. Na China, o aumento foi de 189%. A Ford pretende oferecer a família em 20
veículos na região até o meio da década, cinco vezes mais em comparação com
2012.Noventa e cinco por cento dos clientes do Kuga na Ásia-Pacífico optam
pelos motores EcoBoost 1.6 e 2.0. No Edge esse número é 90% e no Mondeo, 62%. A
Ford também vai iniciar a produção do EcoBoost 1.0 na fábrica da Changan Ford,
em Chongqing, na China, inaugurada em junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário