A Honeywell
Turbo Technologies já está testando em um motor que será lançado no Brasil a
tecnologia R-Flow, o mais recente recurso desenvolvido para contribuir para a
economia de combustível, reduzir a emissão de CO2 e ampliar o desempenho
perseguido pela indústria automobilística.
Destinada a propulsores a gasolina,
etanol e flex, a tecnologia R-Flow em turbo Garrett passa por ensaios no Centro
de Pesquisas da empresa, em Brno, na República Checa, para atender aos objetivos
do programa Inovar-Auto.De acordo com o engenheiro Paolo Di Martino, do Centro
de Pesquisas de Brno, a tecnologia R-Flow foi idealizada para assegurar o
controle mais preciso da pressão de sobrealimentação do motor, o que permite
harmonizar eficiência energética tanto em baixas quanto em altas rotações, com
ganho efetivo em torque e potência. Di Martino revelou que, para o Brasil, a
nova tecnologia é destinada a propulsores a gasolina, etanol e flex.
O engenheiro
esclareceu que o R-Flow é constituído por dois discos montados próximos à
flange da saída dos gases da carcaça da turbina. O sistema funciona como um
turbo de geometria variável, com eficiência em qualquer regime de rotação do
motor.O primeiro disco, chamado de rotor, movimenta-se de forma rotacional. O
outro é o estator, fixo. Ambos têm orifícios axiais, dispostos ao redor do
rotor da turbina e, por intermédio da posição dos discos, controlam a pressão
de sobrealimentação. Em baixas rotações, quando as furações do rotor e do
estator não coincidem, o sistema propicia ganho de torque, devido à melhor
vedação dos gases. E por ser mais eficiente que um waste-gate tradicional, em
altas rotações possibilita aumento de potência ao motor.
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