A comparação é simples: ir num parque de diversões.
Quando a gente é criança essa é uma grande alegria e se deixar você não quer
sair de lá por nada! Essa é a mesma sensação quando você começa a conhecer a
Autostadt - em alemão, “cidade do automóvel”–, localizada ao lado da fábrica da
Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha. Criada para mostrar ao público todas as
fases da produção de um automóvel e as operações do Grupo Volkswagen, a
Autostadt foi inaugurada em junho de 2000 e, desde então, está em contínua
expansão e desenvolvimento. A coluna Mecânica Online® conheceu de perto todos
os atrativos que o lugar oferece atendendo convite da Volkswagen do Brasil.
Fruto do trabalho de mais de 400 arquitetos, a Autostadt
conta hoje com oito pavilhões dedicados às marcas do Grupo Volkswagen. Audi,
Porsche, Lamborghini, Seat e Skoda têm prédios próprios e a marca de luxo
Bugatti está na Premium Clubhouse. A Volkswagen conta com dois pavilhões, um
dedicado aos automóveis e utilitários esportivos e outro aos veículos
comerciais da marca.Uma parcela considerável dos quase 2 milhões de
visitantes que comparecem anualmente à Autostadt, além de conhecer suas
atrações, tem um propósito muito pessoal. Vão retirar os carros que compraram
recém-saídos das linhas de montagem da fábrica de Wolfsburg.
Duas torres circulares envidraçadas, com 48 metros de
altura, servem de estacionamento para os veículos a serem entregues a
compradores de vários países da Europa que, em vez de receberem seus automóveis
nas concessionárias, optam por retirá-los na Autostadt.Os prédios são ligados à fábrica por um túnel de 700
metros de extensão, por onde os carros são transportados em plataformas. Nas
torres, denominadas “Autotürme” os veículos passam para elevadores que os
colocam em lugares pré-determinados, entre 24 e 48 horas antes do momento da
entrega. Em todo o processo, o carro não roda um único metro e é entregue ao
dono com o velocímetro totalmente zerado.Uma outra atração fantástica é o
museu, a ZeitHaus (em alemão, “Casa do Tempo”), que abriga uma mostra com os
veículos que marcaram a história do automóvel, exibidos em instalações que o
ambientam na época e circunstâncias de sua fabricação.
Uma exibição especial, “Ícones do Design”, transporta os
visitantes ao longo da história do design automotivo, dos primeiros automóveis
ainda semelhantes às carroças e às carruagens aos perfis aerodinâmicos do final
do século 20. A mostra inclui veículos com estilo influenciado pela Art
Nouveau, dos anos 1930, assim como exemplos da influência da moda sobre os
automóveis, o desenvolvimento visando a funcionalidade e carros que se tornaram
símbolos de épocas e comportamentos diversos.Em outra área, os visitantes mais
entusiasmados pela mecânica e tecnologia vão encontrar a mostra Motor Icons, que
reúne 12 motores que marcaram a história do automóvel, lado a lado com os
carros em que foram lançados.
A variedade dos motores expostos vai de versões com
apenas um a até 18 cilindros, além de motores rotativos. Há motores a diesel, a
gasolina (de dois ou quatro tempos), em linha, em “V”, boxers e radiais.
Configurações mais exóticas, em H, U, W, Y e X também estão expostas ou são
mostradas em painéis ilustrados.Os visitantes também podem conhecer mais sobre a evolução
tecnológica dos motores, como o funcionamento dos compressores mecânicos ou a
turbina e a história da alimentação de combustível, desde os carburadores mais
simples, do final do século 19, aos sistemas eletrônicos de injeção e
gerenciamento dos carros atuais.
Na próxima coluna, no dia 30 de setembro, você vai saber
mais atrações da cidade do automóvel, dias e horários de funcionamento e como
fazer para agendar sua visita.
MECÂNICA ONLINE
Parabéns! – A BMW do Brasil acaba de conquistar 1
milhão de fãs em sua página oficial no Facebook. Para comemorar essa jornada
cheia de adrenalina, a marca criou um aplicativo que convida seus fãs a dirigir
por uma estrada personalizada. Com base nos fatos mais relevantes da timeline
de cada usuário, o aplicativo simula uma viagem a bordo de um veículo da marca
alemã. Ao longo do caminho, é possível rever os momentos especiais de cada fã,
fazendo uma relação direta com a celebração da marca.
Estacionamento automático – A Ford criou um
desafio no topo de um prédio para mostrar a forma de funcionamento do sistema
de estacionamento automático disponível no Novo Focus 2014, que chega ao
mercado em outubro. O vídeo dessa ação, produzido por uma equipe profissional e
disponível no link: http://youtu.be/qmD7upeLDBQ, é um dos mais vistos na rede
social pela precisão e confiabilidade do equipamento.
Moto Honda da Amazônia – A líder absoluta do
setor, inaugurou um novo e moderno Centro de Desenvolvimento e Tecnologia
(CDT), em Manaus (AM). A estrutura, que recebeu o investimento de R$ 20
milhões, possui uma área de 4.200 m2 e deve abrigar em torno de 200 dos
aproximadamente 10 mil funcionários da Honda em Manaus. O CDT é um verdadeiro polo
de desenvolvimento multidisciplinar com integração total entre todos os
departamentos responsáveis pelas atividades relacionadas ao desenvolvimento de
novas técnicas, processos e produtos Honda.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário