A Citroën é
campeã do WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo, na sigla em inglês)
pela segunda vez. Com as duas vitórias conquistadas na rodada dupla realizada
em Xangai, na China, a marca assegurou por antecipação o título de fabricantes
do principal campeonato do mundo para carros de produção em série. As duas
últimas etapas do campeonato, na Tailândia e no Catar, definirão o título de
pilotos. Já se sabe que este também ficará com um representante da Citroën,
sendo o argentino José María López o favorito.
Na primeira
corrida em Xangai, a Citroën conquistou os três primeiros lugares com López,
Yvan Muller e Sébastien Loeb. Excepcionalmente, o treino classificatório foi
realizado na manhã das corridas. Isso aconteceu porque, no dia anterior, um
acidente ocorrido em uma prova preliminar provocou danos em uma das barreiras
de proteção, levando os organizadores a alterar a programação para os reparos
serem efetuados. No domingo, os carros do WTCC entraram na pista para definir o
grid de largada e José María López conseguiu sua quinta pole position na
temporada, dividindo a primeira fila com outro piloto da Citroën – o chinês Ma
Qing Hua, que evidentemente contava com toda a torcida local.
Poucas horas
depois, os pilotos alinharam para o grid da corrida 1. Quando as luzes se
apagaram, Ma Qing Hua ficou parado no grid e López manteve a primeira
colocação. A primeira volta foi caótica, com cinco carros sendo forçados a
abandonar após várias colisões. O safety car foi acionado e, durante cinco
voltas, circulou à frente do pelotão, que tinha os Citroën de López, Yvan
Muller e Sébastien Loeb ocupando os três primeiros lugares. A corrida recomeçou
e López rapidamente se afastou de seus companheiros de equipe. Estes também se
distanciaram do quarto colocado, Nick Castburg. Mais atrás, Ma Qing Hua fazia
uma corrida de recuperação e já era o oitavo colocado quando foi obrigado a
abandonar a corrida por causa de uma pane na transmissão. Com a “trifeta” de
López, Muller e Loeb, a Citroën marcou pontos suficientes para assegurar o
título de fabricantes do WTCC com cinco corridas de antecipação.
Após a cerimônia
do pódio, os carros voltaram para a segunda corrida do dia, sob forte calor. O
italiano Gabriele Tarquini assumiu a liderança na largada, com Muller e Loeb
andando lado a lado na busca pelo segundo lugar. Uma luta entre 13 títulos
mundiais, com Muller, quatro vezes campeão do WTCC, levando a melhor sobre
Loeb, nove vezes campeão mundial de rali (WRC). López se aproveitou da briga e
se colocou entre seus dois companheiros da Citroën.
Muller
ultrapassou Tarquini e assumiu a liderança, abrindo cada vez mais distância e
tornando impossível uma aproximação dos adversários em condições normais. A
luta pelo segundo lugar passou a atrair as atenções. López tentou ultrapassar
Tarquini de todas as maneiras, mas o italiano cruzou a linha de chegada na
frente, por apenas 0.025 s. Loeb, lutando com um pneu prestes a se esvaziar,
preferiu não se arriscar e assegurou o quarto lugar. Ma Qing Hua terminou em
oitavo, imediatamente atrás do marroquino Mehdi Bennani, com o Citroën da
equipe Sébastien Loeb Racing. Bennani, quinto colocado na primeira corrida, foi
em ambas o vencedor do troféu para pilotos de equipes independentes.
Após a corrida,
Yves Matton, chefe da Citroën Racing, saudou toda a equipe pelo título:
“Primeiro, quero agradecer aos nossos pilotos pelo trabalho feito e pelo senso
de esportividade. Mesmo com o melhor carro e a melhor equipe, não se consegue
resultados como estes sem ter pilotos excepcionais. Em particular, quero
agradecer Yvan, que foi o primeiro a se juntar a nós e dar certeza de que
estávamos prontos para começar [no WTCC] na temporada de 2014. Quando falamos
da Citroën Racing, isso também inclui todo o staff no nosso centro técnico. As
pessoas não os veem na televisão, mas eles fazem parte da conquista deste
título mundial”.
José María López
passou a ter grandes possibilidades de conquistar o título de pilotos por
antecipação na próxima etapa, que acontecerá na Tailândia entre 30 de outubro e
1º de novembro. “Parabéns a toda a Citroën Racing, tanto às pessoas que estão
aqui quanto às que ficam em Versailles enquanto viajamos para os circuitos.
Sobre hoje, fiquei um pouco preocupado na largada da corrida 1.
Não pude ver Ma
Qing Hua nos retrovisores e pensei que ele estava muito próximo de mim, mas na
verdade ele havia tido algum problema na largada e eu pude assumir a liderança.
Depois disso, tentei evitar cometer erros e pude marcar pontos preciosos [no
campeonato]. Na corrida 2, a batalha com Gabriele Tarquini foi fantástica. É
por isso que adoro corridas! Não pude passá-lo, mas não importa. Com uma
vantagem de 75 pontos a duas etapas do final, atingi meus objetivos”.
Yvan Muller,
vencedor da segunda corrida: “Tive dificuldades nos treinos livres, mas depois
de muito trabalho com a equipe consegui me classificar bem e isso foi seguido
por duas boas corridas, com muitas ultrapassagens! Minha vitória na corrida 2
veio por causa de uma estratégia de economizar meus pneus quando Gabriele
estava um pouco mais rápido. Tentei então a sorte e, apesar de ele ter lutado
muito, consegui ultrapassá-lo. Parabéns à Citroën. Eles merecem este título
porque, simplesmente, são os melhores. Sem todas as pessoas que trabalham muito
nos bastidores, não poderíamos fazer nada disto”.
Sébastien Loeb:
“Mesmo na longa reta, era difícil ultrapassar outros Citroën. Foi um final de
semana um pouco frustrante para mim. Perdi para Yvan e isto não era exatamente
o que eu esperava. Dito isto, tive um bom ritmo nas duas corridas. Parabéns
para todos os membros da equipe por este título, que estende uma longa fileira
de sucessos iniciada em 2003”.
Ma Qing Hua, por
sua vez, esperava resultados melhores na etapa realizada em seu país. “Estou
realmente chateado, porque trabalhamos muito para esta etapa. Fiquei contente
com meu desempenho no treino classificatório por conseguir um lugar na primeira
fila. Mas tive um problema técnico na largada da corrida 1. Eu não conseguia
acreditar! Na corrida 2, consegui ganhar algumas posições, mas meus pneus
estavam muito aquecidos e perdi meu ritmo à medida que as voltas se sucediam.
De qualquer maneira, estou muito orgulhoso por ser parte desta equipe e por ter
contribuído para este título. Espero continuar com a Citroën por muito tempo!”,
finalizou.
WTCC –
Shangai (China), 27 de setembro de 2015
Corrida 1
1. José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
2. Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
3. Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
4. Nick Catsburg (Lada Vesta WTCC)
5. Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
Volta mais rápida: José-María López (1:52.401)
Corrida 2
1. Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
2. Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC)
3. José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
4. Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
5. Rob Huff (Lada Vesta WTCC)
6. Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
7. Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
8. Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
Volta mais rápida: Sébastien Loeb (1:52.191)
Campeonato
Mundial
Pilotos
1. José-María López: 396 pontos
2. Yvan Muller: 321 pts
3. Sébastien Loeb: 282 pts
4. Ma Qing Hua: 177 pts
5. Norbert Michelisz: 172 pts
6. Gabriele Tarquini: 171 pts
7. Tiago Monteiro: 163 pts
Fabricantes
1. Citroën:
879 pontos
2. Honda: 609 pts
3. Lada: 320 pts
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