A Mercedes-Benz atendeu a solicitação da
parceira Eletra, empresa
especializada na produção de veículos com tração elétrica, e desenvolveu um
motor-gerador de seis cilindros no chassi superarticulado O 500 UDA de 23
metros, com 4º eixo direcional, especialmente para um ônibus elétrico híbrido
inédito no Brasil.
Chamado de Dual Bus e com tecnologia Eletra, o veículo é
considerado híbrido e, quando utiliza apenas as baterias, a versão é elétrico
puro. Mas também pode ser usado como trólebus, operando em áreas com rede
aérea, quando necessário. O modelo híbrido reduz significativamente a
emissão de poluentes e pode chegar à zero na operação com o motor-gerador
desligado.
“Esta parceria com a Eletra reafirma que a Mercedes-Benz apoia o desenvolvimento de
tecnologias sustentáveis, a contribuição à mobilidade urbana e a
sustentabilidade.”, afirma Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto
Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, a
escolha pelo superarticulado O 500 UDA proporciona maior facilidade de
operação, aspecto especialmente importante nas estações e terminais de
passageiros”.
O Dual Bus será apresentado no 11º Salão Latino-Americano
de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, entre os dias 24 e 26
de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Solução ideal para grandes cidades do Brasil, o
superarticulado da Mercedes-Benz garante
um transporte mais rápido e com melhor qualidade, segurança e conforto.
A marca está presente nos principais BRTs do Brasil: São
Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Além dessas capitais, os
sistemas troncais da Colômbia, Chile, México, Turquia e África do Sul também
possuem modelos de ônibus Mercedes-Benz.
Esses sistemas caracterizam-se entre os que têm maior número de passageiros.
Outro grande diferencial dos superaticulados é que eles
são operacionalmente rentáveis durante todo o período de sua utilização e não
apenas nos horários de pico, aumentando assim as vantagens para os operadores,
gestores e planejadores dos sistemas de transporte urbano de passageiros.
Os engenheiros e técnicos do Centro de Desenvolvimento
Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil trabalham permanentemente com
foco no uso de combustíveis alternativos. Entre as experiências pioneiras da
Empresa incluem-se, com sucesso, testes e uso regular de diesel de cana e
biodiesel em ônibus.
Além dos desenvolvimentos de motores para combustíveis
alternativos, a Mercedes-Benz também está presente, como parceira, em
experiências da Eletra com veículos de tração elétrica. Esta empresa está no
mercado há mais de 30 anos e produz veículos elétricos nas versões trólebus
(rede aérea), híbrido (grupo motor gerador + baterias) e elétrico puro (baterias).
Nenhum comentário:
Postar um comentário