Alta Roda nº 854/204– 17 /09 /2015
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Fernando Calmon |
Eletrônica
de bordo voltada à segurança preditiva – capaz de prever um possível acidente –
foi o ponto de partida para as pesquisas que darão vida aos veículos de direção autônoma a partir de 2020. Embora
muitas questões precisem ainda ser resolvidas, inclusive de legislação de
trânsito e responsabilidade civil, alguns recursos já estão disponíveis e
tendem a ser oferecidos não apenas em veículos premium ou de topo de gama.
Um exemplo é o controle ativo inteligente de velocidade de cruzeiro (i-ACC, na
sigla em inglês) com capacidade de prever e reagir automaticamente no caso de
outro carro ameaçar sair da sua faixa de repente, manobra mais conhecida como
“fechada”. Quando isso ocorre em uma rodovia pode causar acidentes graves em
cadeia, envolvendo vários veículos e colocando vidas em jogo.
A Honda anunciou que ainda este ano colocará na versão europeia do crossover
médio-compacto CR-V o primeiro dispositivo desse tipo. Utiliza câmera e radar
para analisar o tráfego à frente na estrada, como em outros ACCs. O recurso
adicional de segurança vem de um algoritmo desenvolvido em situações reais de
trânsito por estradas de toda a Europa para prever o que acontece nas faixas de
circulação em torno.
O i-ACC age cinco segundos antes da efetiva invasão de faixa e aciona levemente
os freios por precaução, além de avisar ao motorista por meio de um ícone
iluminado no quadro de instrumentos. Se a ameaça se tornar verdadeira e o
motorista demorar a reagir, os freios são aplicados para valer, de forma
automática, até se restabelecer a distância de segurança prevista no
controlador ativo de cruzeiro.
A calibração foi desenvolvida para o sistema atuar sem sobressaltos e reduzir
praticamente a zero os riscos de colisão, algo essencial no projeto de direção
autônoma ou semiautônoma que a maioria, senão todos os fabricantes, pretende
oferecer.
Outro caminho foi explorado pela Bosch em colaboração com a Land Rover.
Desenvolveu-se uma câmera de vídeo estéreo, conjugada a um sistema de frenagem
emergencial, que dispensa o uso de radar ou a combinação deste com sensor de
vídeo. Lentes sensíveis à luz e tecnologia tridimensional permitem cobrir um
campo de visão horizontal de 50 graus e até 50 metros à frente, a fim de evitar
acidentes em ambiente urbano.
Graças à captação de imagens em 3D, o cálculo para acionar os freios
emergencialmente é mais preciso, independe de outros sensores e também pode
identificar pedestres, em uma evolução posterior, para evitar atropelamentos.
Outro avanço está nas dimensões compactas inéditas: a distância entre os eixos
ópticos das duas lentes é de apenas 12 cm. As unidades de controle de dados e
processamento de imagens estão integradas em um único bloco que cabe no
interior do espelho retrovisor central, sem afetar o campo de visão normal do
motorista.
A compacta câmera de vídeo estéreo, antes só disponível em automóveis grandes e
caros, agora ficou mais acessível e integra a lista de opcionais do sucessor do
Freelander II, o novo Discovery Sport, menor dos crossovers e SUVs da marca
inglesa. Este é um dos modelos que serão fabricados no Brasil, em Itatiaia
(RJ).
RODA VIVA
AUMENTO dos estoques totais de veículos de 50 dias
(julho) para 52 dias (agosto) continua a preocupar. E enquanto a produção caiu
17% em um ano, o nível de emprego nos fabricantes só se reduziu em 10%, ou
seja, ociosidade elevada. Outros 17.000 empregos se esvaíram, resultado de 347
concessionárias parando de faturar (balanço líquido entre aberturas e
fechamentos).
FIAT decidiu que nova picape média Toro será lançada
apenas no início de 2016. Provável causa: flacidez do mercado. Será o primeiro
modelo a transportar 1.000 kg em estrutura monobloco e suspensão traseira
independente para conforto de marcha superior. Fotos vazadas mostram tampa da
caçamba bipartida (menor peso) de abertura vertical.
SANDERO R.S. 2.0 resgata o esquecido verdadeiro
conceito de esportivo. Aumento de potência (150 cv) foi simbólico, mas altura
de suspensão mais baixa e firme, câmbio de seis marchas com relações curtas,
volante de menor diâmetro, defletor avantajado de teto e rodas de até 17 pol de
diâmetro compensam. Acelerar 0 a 100 km/h em 8 s convence. Preço razoável: até
R$ 59.880.
INÍCIO de produção da nova fábrica Kia no México, no
primeiro semestre de 2016, proporciona rara conjugação dos astros em termos de
lançamentos. Afinal, apresentar o hatch compacto Kia Rio, nos dias que precedem
ou sucedem as Olimpíadas do Rio, é quase certeza. Modelo tem linhas arrojadas e
tudo a ver com o segmento mais importante do mercado.
CONFIRMADO o que este espaço previu na edição 806, de
14 de outubro de 2014: Salão do Automóvel de São Paulo muda-se do complexo do
Anhembi para o São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes,
ampliado, climatizado e com maior estacionamento coberto do País). Investimento
de R$ 300 milhões é o mesmo aqui antecipado. Data do evento passa para 10 a 20
de novembro.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
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