Ícone entre os carros esporte, o Golf GTI celebrará seus
40 anos no início de 2016. Para marcar esse evento histórico, a Volkswagen
preparou uma edição especial do modelo: o Golf GTI Clubsport. A versão de
produção será exibida na 66ª edição do Salão Internacional de Frankfurt (IAA),
na Alemanha, que ocorre entre os dias 17 e 27 deste mês. Essa versão entrará
para a história como o mais poderoso GTI já produzido.
Com o GTI Clubsport, a Volkswagen mantém a tradição de
edições de aniversário – séries comemorativas marcaram os 20, 25, 30 e 35 anos
do GTI. O motor TSI, com injeção direta de combustível e turbocompressor do GTI
Clubsport desenvolve potência de 265 cv (195 kW), 45 cv de acréscimo em relação
ao GTI vendido no Brasil. Mas isso não é tudo. Por um curto período de tempo –
cerca de 10 segundos – o motorista pode aumentar a potência em aproximadamente
10% para mais de 290 cv por meio da função overboost. Essa potência
adicional é ativada simplesmente pressionando-se o acelerador até o fim do
curso (kick down).
O Golf GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 6
segundos, na versão equipada com o câmbio manual de 6 marchas. Com a
transmissão automática DSG de 6 marchas, o tempo é reduzido para 5,9 segundos.
A velocidade máxima do GTI Clubsport é de 250 km/h. A despeito de toda essa
potência e esse desempenho, o carro é frugal: com o câmbio manual, o modelo
percorre, em média, 14,5 km/l. A autonomia é ainda melhor com a transmissão
DSG: 15 km/l.
A edição comemorativa de aniversário ganhou mais potência
e extensas modificações no desenho, aerodinâmica e em equipamentos. Graças à
maior potência e à maior downforce, o desempenho dinâmico do Golf GTI
Clubsport está no topo dos carros esporte. Isso resulta em incrível
dirigibilidade em alta velocidade e extrema agilidade e capacidade de fazer
curvas realmente rápido.
O Golf GTI Clubsport é pintado na cor “Oryx White” (há
outras cores disponíveis); para contrastar, o teto é pintado em preto. Os
designers da Volkswagen criaram novo para-choque dianteiro, além de novos
apêndices laterais, difusor traseiro, aerofólio e exclusivas rodas de liga leve
forjadas para a versão de aniversário. Essas características destacam a edição
comemorativa em relação à família GTI.
Em termos de estilo, o perfil lateral do Golf GTI
Clubsport é baseado no do GTI original. Para contextualizar: a primeira geração
era caracterizada por uma larga faixa preta na lateral, entre os arcos de roda
dianteiro e traseiro, na altura do para-choque.
Essa faixa está presente na
edição de aniversário, homenageando dessa forma o Golf GTI de 1976, e recebe a
inscrição “Clubsport”. A faixa se estende pela dianteira do modelo pelo novo
defletor de ar no para-choque. As opcionais rodas “Brescia” de 19 polegadas,
desenhadas especialmente para o GTI Clubsport, se impõem traduzindo seu
potencial em desempenho. A versão de aniversário é equipada de fábrica com
rodas forjadas de 18 polegadas que também têm novo desenho. Ainda se destacam
nas laterais as capas de retrovisores em preto brilhante.
O aerofólio, aperfeiçoado em túnel de vento, é diferente
e maior do que o utilizado no GTI. O contraste entre sua pintura em preto
brilhante e a carroceria em “Oryx White” destaca a linha de teto. A seção
inferior também foi modificada. A linha que marca essa área se prolonga pelo
difusor, que é novo. Aqui, também, a cor é o preto brilhante. As saídas de
escapamento cromadas estão elegantemente integradas ao difusor; o diâmetro das
saídas também aumentou. As lanternas traseiras em LED possuem lentes
escurecidas.
O interior traz detalhes icônicos que são essenciais ao
GTI, incluindo o revestimento dos bancos em tecido xadrez (com costura
vermelha) e a manopla de câmbio em formato de bola de golfe. Foram
acrescentados detalhes exclusivos ao GTI Clubsport, como os bancos do tipo
“concha”, com cobertura parcial em Alcantara; trechos em vermelho nos cintos de
segurança; faixas em formato de colmeia “Honeycomb 40” no painel, console
central e portas – que dão ao interior aparência ainda mais exclusiva. O
volante possui revestimento em Alcantara (além do emblema GTI, costura vermelha
e marcação central). Os tapetes também são exclusivos e possuem detalhes
vermelhos, assim como as placas nas soleiras das portas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário