A Toyota revelou em Las Vegas a quarta geração de seu
veículo híbrido Prius, modelo que redefine a expectativa do mercado sobre
carros híbridos, estabelecendo novos padrões de estilo e prazer ao dirigir.
O Prius chegou ao mercado em 1997 como o primeiro veículo
híbrido de produção em larga escala do mundo. Ao oferecer excelente desempenho
ambiental em um pacote acessível, mudou percepções e o status dos carros
movidos a energia alternativa de coadjuvantes a protagonistas em um mercado em
constante evolução.
Devido ao pioneirismo de modelos como o Prius, hoje,
clientes em todo o mundo consideram a eficiência energética de um automóvel
como fundamental. Em resposta a esta tendência, a Toyota trabalhou para
garantir que a quarta geração do Prius fosse marcada, não só por ser mais
favorável ao meio ambiente, mas também por possuir um design elegante e em
conformidade com o prazer que o motorista tem ao dirigi-lo. Além disso, como
primeiro carro da marca a ser montado sobre a Nova Arquitetura Global da Toyota
(TNGA, em inglês), o novo Prius conta com uma nova e mais rígida plataforma,
combinada a um baixo centro de gravidade e novas suspensões, dando um toque
mais refinado à sua condução.
Além dos predicados que o tornam um carro amigo do meio
ambiente, ao manter propulsão elétrica como alternativa à combustão, o Novo
Prius desfila novíssimo design, com linhas que remetem à elegância, garantindo
uma presença marcante.
O modelo herda a silhueta com assinatura triangular, que,
combinada ao baixo centro de gravidade, resulta em um veículo com aspectos
angulares de linhas acentuadas. Suas curvas fluem e se misturam aos cortes
agressivos nas laterais, refletindo de forma viva seu estilo sob qualquer
ângulo de visão.
O teto foi reduzido em 20 mm e foi movido um pouco mais
para a frente, enquanto o capô também foi rebaixado, deixando o Prius ainda
mais elegante. As mudanças foram realizadas sem que o modelo perdesse espaço
interno.
Os novos faróis minimizam a área frontal do Prius e
garantem, ao mesmo tempo, uma potente iluminação, dando contornos e caráter
distinto ao veículo. Na traseira, as lanternas combinam formas ousadas e
originais, enaltecendo a personalidade do Prius, desde o spoiler traseiro, até as linhas laterais.
O Novo Prius adota tecnologia avançada em seu interior,
complementada por características funcionais em sua utilização, além de ser
mais interativo, sem deixar de considerar, no entanto, um impacto visual
agradável e transmitir total conforto aos ocupantes.
O painel de instrumentos proporciona a sensação de
qualidade e espaço amplo por deter camadas que definem de maneira clara sua
zona de exibição, separando-a da zona de controle, localizada mais próxima ao
motorista. Ornamentação em branco, utilizadas nas partes mais baixas da cabine,
evoca a sensação de porcelana fina.
A fim de promover melhorias significativas em performance
e design, a Toyota está implementando a Nova Arquitetura Global da Toyota
(TNGA), programa integrado criado pela empresa para desenvolvimento de
componentes de motor e plataformas de veículos a ser utilizado pela marca em
todo o mundo, com objetivo e compromisso de construir, cada vez mais,
automóveis melhores para os consumidores.
O chassi do Novo Prius é 60% mais rígido, enquanto o
posicionamento mais baixo do motor, aliado ao centro de gravidade baixo,
concederam ao carro maior estabilidade e conforto.
Praticamente todos os componentes internos do motor do
Prius foram renovados ou revistos de forma substancial, a fim de que o modelo
atingisse os mais elevados índices de qualidade.
O Prius teve reduções de peso nos principais componentes,
conseguindo maior desempenho de seu sistema híbrido. Como resultado,
estabeleceu nova marca ao atingir mais de 40% de eficiência térmica e uma
fantástica economia de combustível.
Com baixo centro de gravidade, nova frente e pacote de
suspensão, o veículo passa a oferecer uma experiência de direção aprimorada. A
altura do emblema na parte frontal do Prius é exatamente a mesma do modelo 86,
carro esportivo da Toyota, o que indica um posicionamento acertado de altura e de
massa.
Nova suspensão dianteira e introdução de sistema double wishbone na suspensão traseira garantem o
controle perfeito da posição da roda por todo o curso da suspensão,
transmitindo maior conexão com a estrada e proporcionando melhor dirigibilidade
em qualquer estilo de condução.
Além de criar uma experiência dinâmica de condução, a
plataforma TNGA oferece uma estrutura de quadro de alta resistência, que
aumenta a segurança dos ocupantes em caso de colisão. A carroceria mais rígida
é projetada para distribuir energia no caso de colisão frontal. Além disso, reforços
adicionais foram adotados, a fim de distribuir a energia no caso de uma colisão
lateral.
O Novo Prius começará a ser vendido no Japão no fim de
2015 e, posteriormente, chegará a outros mercados ao redor do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário