Comprometida com a meta de reduzir em 50% a emissão de
CO2 por tonelada-quilômetro até 2020, a Scania introduziu, em 2011, o motor
Euro 6, considerado pela indústria de veículos a demanda mais desafiadora
em termos de tecnologia. A experiência acumulada na Europa e o retorno positivo
dos clientes aumentam a confiabilidade do motor da fabricante sueca, para a
futura adoção da regulamentação na América Latina.
“Nós nos posicionamos antes do prazo exigido pela legislação.
No entanto, internamente, foram cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, que
consumiram investimento de cerca de € 1,2 bilhão. O retorno veio com o
ótimo desempenho dos motores e o reforço do DNA da Scania na entrega de
inovação e valor para o negócio do nosso cliente”, afirma P.O Svedlund,
presidente e CEO da Scania Latin America.
O desenvolvimento do Euro 6 está alinhado com a estratégia de
contribuir para o avanço da sustentabilidade no transporte de cargas e
passageiros no mundo todo. A empresa foi a primeira a colocar no mercado
veículos com motores Euro 6, versão mais eficiente em termos de redução de
emissão de gases poluentes e melhor aproveitamento do consumo de combustível.
Comparada à Euro 5, a versão mais atualizada reduz em 80% a emissão de
partículas na atmosfera. Em 2013, a fabricante lançou a segunda geração
de motores Euro 6.
"Para a Scania, integrar sustentabilidade às suas
soluções representa uma oportunidade de explorar novos negócios. Mas o caminho
que estamos seguindo é desafiador e requer transformações em toda a cadeia de
valor", disse Svedlund.
Atualmente, o portfólio de veículos pesados da empresa é
composto por motores nas versões 9, 13 e 16 litros, com potência de 250 hp a
730 hp – está presente nos motores V8.
No segmento de ônibus, a Scania oferece ao mercado sua linha
de veículos urbanos cujos motores são movidos a gás natural ou biogás e atendem
às normas de emissão Euro 6. A linha tem sido bem recebida na América Latina,
sobretudo na Colômbia, onde a empresa recentemente vendeu 147 unidades a gás
natural.
A redução de emissão de gases poluentes chega a 90% nos
ônibus da linha Euro 6, o que o credencia como opção interessante para cidades
que buscam adotar frotas limpas para atender o sistema de transporte público e
tirar de circulação veículos com alto nível de poluição atmosférica.
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