Seguindo a linha de desenvolvimento de tecnologias inovadoras, com o
compromisso de uma mobilidade segura, sustentável e eficiente, a Iveco
apresenta seu conceito de transporte com energia 100% limpa e renovável: o
Daily Minibus Elétrico. Desenvolvido na Europa, o veículo chega ao Brasil para
testes com a equipe de engenharia e inovação da marca. O objetivo é explorar as
possibilidades da utilização da energia elétrica na movimentação de
passageiros.
Daily Elétrico
O protótipo está equipado com baterias de sódio e níquel FIAMM SONICK Z5,
que alimentam um motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, tipo assíncrono,
trifásico, controlado por um inversor de potência refrigerado a água.
As baterias não exigem manutenção, e também não possuem efeito memória,
isto é, não “viciam”. Em outras palavras, a carga pode ser feita com qualquer
quantidade residual de energia. O tempo de recarga é de até oito horas para
cada ciclo – quando estão completamente descarregadas.
Cada uma das baterias é hermeticamente fechada em um invólucro metálico,
que isola totalmente a parte ativa do ambiente externo, garantindo a mesma
performance, seja com temperatura ambiente elevada ou muito baixa. Ao contrário
das outras tecnologias disponíveis no mercado, os componentes da bateria FIAMM
SONICK não liberam hidrogênio durante a carga. Além disso, são três vezes mais
leves do que o modelo de chumbo-ácido comum, com capacidade similar de
armazenamento de energia.
O sistema de tração elétrica desenvolvido pela Iveco é adequado para
operações de logística urbana do veículo, permitindo o uso eficiente da energia
embarcada, por exemplo, durante a frenagem, quando o sistema funciona como um
gerador que converte a energia cinética em energia de tração. Além disso, o
Daily Elétrico poupa sua carga ao desligar a direção assistida, nas ocasiões
que o veículo está parado. As luzes se alimentam de um sistema de abastecimento
de energia 12 V, disponível em uma bateria paralela. Com relação à velocidade e
ao desempenho, o veículo pode chegar a até 70 km/h, e sua autonomia varia de 90
km a 130 km, com carga energética completa, dependendo do número de baterias e
da utilização.
Já quando falamos em performance e potência, com carga plena, e em uma
situação de arrancada em rampa, o veículo suporta inclinações de até 18%,
atendendo as missões mais comuns das áreas urbanas, como a distribuição de
produtos e mercadorias, e o transporte de pessoas. Seguindo também o padrão de
qualidade, segurança e conforto da linha Daily, o carro também está equipado
com freios ABS e airbag.
O zelo com a robustez da estrutura, que é o principal destaque da linha
Daily no mercado mundial, se mantém o mesmo. Montado sobre o chassi-escada, o
equipamento garante rigidez, resistência à fadiga e maior durabilidade do
segmento. Por esse motivo, a Iveco pode oferecer, nas versões furgão e chassi
cabine, o peso máximo de 7 toneladas. Na prática, resulta em uma capacidade de
carga superior à de muitos veículos da linha de gama média.
A intercomunicação de todos os componentes elétricos acontece com uma
unidade de controle dedicado, que é gerenciada por meio de uma rede CAN. Os
sistemas auxiliares, como o resfriamento das baterias e da bomba para o Brake
Assist, são acionados por motores elétricos, controlados por um conversor 12v DC/DC.
O painel, por sua vez, permite o monitoramento, das condições do sistema
elétrico, exibindo informações necessárias para a condução do veículo: estado
da carga, tensão, temperatura da bateria e indicações sobre as condições de
funcionamento do sistema de propulsão elétrica.
Ficha técnica:
Daily Elétrico - Modelo: 50C/E
Minibus, utiliza motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, tipo
assíncrono, trifásico, controlado pelo inversor de potência e refrigerado a
água. Com 40kW (54 cv) de potência nominal e torque de 129 Nm a 2.950 rpm. Pico
de potência a 80 kW (108 cv) e pico e torque de 300 Nm a 2.950 rpm.
Velocidade máxima: 70
km/h (carregado) a 85 km/h (sem carga)
Comprimento: 7 metros
Entre-eixos: 3950mm
Peso Bruto Total: 5,6
toneladas
Capacidade de
passageiros: 19 + motorista
Baterias: 3 baterias do
tipo FIAMM SONICK Z5
Autonomia: 100 km
Recarga de bateria: 8
horas (quando estão completamente descarregadas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário