Caprichosa desde o início dos testes, a
meteorologia continuou a desafiar os participantes das 24 Horas de Le Mans.
No
sábado à tarde, uma violenta tempestade obrigou as equipes a montar pneus
esculpidos para o início da corrida.Depois de uma largada sob a atuação do carro de
segurança – pela primeira vez em 84 edições – a corrida só começou realmente
após aproximadamente cinquenta minutos. Rapidamente, os dois Alpine A460
assumiram a liderança da categoria LMP2 e, depois uma hora, o carro
Signatech-Alpine n° 36 já estava logo à frente do Baxi DC Racing de n° 35.
A pista secou rapidamente, mas a previsão era de
novas tempestades, portanto várias opções estratégicas eram possíveis em
matéria de pneus. A decisão tomada não foi conclusiva e os carros Alpine A460
tiveram que fazer uma parada adicional, caindo para a 12ª e 15ª posições depois
de duas horas.
Com a interrupção das precipitações, a
meteorologia se firmou. Ao volante desde a largada, Nicolas Lapierre e Nelson
Panciatici logo subiram em suas respectivas classificações. Eles cederam o
volante respectivamente a Gustavo Menezes e Ho-Pin Tung, depois a Stéphane
Richelmi e David Cheng, que contribuíram com bravura para o desafio.Às 21h, após ter se passado um quarto da
corrida, Gustavo Menezes já estava na segunda posição com o carro n° 36,
enquanto que Ho-Pin Tung se encontrava entre os 10 primeiros com o carro n° 35.
Mas equipe foi realmente se aproximar da vitória
durante a noite, alterando a estratégia de corrida em função dos
acontecimentos. Consequentemente, durante uma neutralização da prova durante a
atuação do carro de segurança, a equipe de Philippe Sinault parou o carro de n°
36 para um check-up preventivo completo.
Após assumir a liderança, Nicolas Lapierre
passou o bastão a Gustavo Menezes. Em sua primeira participação na prova
realizada na região francesa de Sarthe, o californiano deu o máximo durante as três
horas em que esteve ao volante, aumentando ainda mais a vantagem da
Signatech-Alpine! Quando passou o carro de volta a Nicolas Lapierre, às 4h da
manhã, sua performance foi aplaudida pelos fãs em torno da garagem.
Alguns instantes mais tarde, Ho-Pin Tung recebia
a mesma acolhida após também ter feito o quarto revezamento com excelente
performance e constância. Tendo subido para a sexta posição, o piloto chinês
foi substituído por Nelson Panciatici. Mantendo um ritmo bastante elevado, o francês conquistou mais duas
posições no domingo de manhã. Mas a corrida do carro n° 35 terminaria às 7h05,
devido a uma saída de pista provavelmente causada por um problema mecânico.
Após ter colidido contra o paredão da chicana Forza, Nelson foi obrigado a
abandonar.
Uma vez digerida a decepção, a equipe voltou sua atenção para o carro n° 36, que liderava com uma volta de vantagem. Com um ritmo regular apesar da do tráfego intenso, Stéphane Richelmi consolidou o trabalho de seus companheiros de equipe, pilotando durante a maior parte da manhã.
E foi Nicolas Lapierre quem teve a responsabilidade e a honra de cruzar
a linha de chegada. Depois de três revezamentos tão perfeitos como os
anteriores, ele saudou os membros da equipe Signatech-Alpine com uma vitória em
Le Mans pela primeira vez de sua história.
Para a Alpine, foi mais uma vitória dentre tantas outras conquistadas.
Todos se lembram da grande vitória absoluta do carro A442B de Didier Pironi e
Jean-Pierre Jaussaud, em 1978. Este sucesso na categoria LMP2 é a sétima
vitória na categoria disputada na região de Sarthe e o segundo melhor resultado
da Alpine na chegada da clássica corrida.Graças aos pontos dobrados na chegada em Le Mans, o trio Lapierre /
Menezes / Richelmi assume sozinho a liderança do Troféu FIA Endurance
LMP2. Já a Signatech-Alpine lidera a classificação reservada às equipes.
Classificação LMP2 – 24 Horas de Le Mans
1. Signatech-Alpine n° 36 – 357 voltas
2. G-Drive Racing n° 6 +2’40’’640
3. SMP Racing n° 37 +4 voltas
4. Strakka Racing +6 voltas
5. Eurasia Motorsport +9 voltas
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