O Honda Civic Type R, o “carro de pista para ruas”,
cruzou a Europa em um esforço de quebrar novos recordes de volta para carros de
produção com tração dianteira em cinco lendários autódromos do continente.
Inspirados pela volta recordista do Type R em Nürburgring
Nordschleife, em maio de 2014, dentre os carros de tração dianteira, o time da
Honda promoveu esse desafio europeu para reforçar o hatchback como o líder em
performance em sua categoria.
A campanha teve início em um dia chuvoso de abril, em
Silverstone, a “casa” do Grand Prix Britânico. Matt Neal, vencedor por três
vezes do Campeonato Britânico de Turismo (BTCC), assumiu a direção para
registrar o tempo de volta de 2 minutos e 44,45 segundos. Não contente com esse
resultado, Matt e o time retornaram ao circuito um mês depois para registrar
novo tempo, desta vez em pista seca, de 2 minutos e 31,85 segundos.
No início de maio, a atenção foi desviada para o icônico
circuito belga de Spa-Francorchamps. O autódromo, aclamado por competidores de
todas as nacionalidades e que traz a famosa curva Eau Rouge, foi
enfrentado pelo jovem Rob Huff, que completou o trajeto em 2 minutos e 56,91
segundos.
Com dois recordes batidos, o histórico autódromo de
Monza, na Itália, foi o próximo alvo. Outro membro do esquadrão da Honda no
Campeonato Mundial de Turismo (WTCC), o húngaro Norbert Michelisz, assumiu o
volante e conduziu o Type R pela famosa curvaParabolica para chegar ao
tempo de 2 minutos e 15,16 segundos.
O clima do desafio estava sendo construído para a sessão
final em Hungaroring, mas, primeiro, uma viagem até a clássica Estoril com o
piloto português Tiago Monteiro para tomar as rédeas nas pistas. No entanto, um
grave acidente durante a etapa alemã do WTCC colocou o ás da Honda fora de
ação. Com isso, ficou a cargo do piloto português do safety car da
WTCC, Bruno Correia, o desafio. Apenas 24 horas após ser chamado, e com apenas
um dia de experiência com o carro, Bruno fez o tempo de 2 minutos e 4,08
segundos, quebrando mais um recorde.
Finalmente, o time desembarcou para a última sessão na
Hungria, dia 6 de junho. O piloto ideal para essa missão foi, novamente,
Norbert Michelisz, por conta de sua vitória no mesmo circuito com um Civic Type
R de WTCC pela Zengõ Motorsports. Durante dois dias, Norbert levou o Type R de
produção em seu limite para registrar o recorde de 2 minutos e 10,85 segundos,
fechando a sequência de melhores voltas nos cinco circuitos.
O vice-presidente da Honda Motor Europa, Phillip Ross,
comentou: “Esse desafio reafirma a posição do Civic Type R como líder em
desempenho dentre os automóveis de tração dianteira. Com o suporte de nossos
pilotos do campeonato de turismo, confirmamos que o Type R foi desenvolvido
para ser o definitivo carro de corrida para as ruas”.
Honda Civic Type R
Em seu lançamento na Europa, há um ano, o Honda Civic
Type R representou o começo de uma nova era de desempenho para a Honda, sendo
desenhado sobre o DNA de corridas da marca para ser o topo de linha do Civic.
Parte crucial da próxima geração de veículos da Honda, o
Type R é uma demonstração fundamental da abordagem pioneira da marca em
inovação tecnológica.
O Civic Type R foi o primeiro automóvel no mundo a
utilizar o novo motor 2.0 VTEC TURBO e tecnologias de chassi pioneiras. Juntas,
essas características entregam uma das mais imersivas e prazerosas experiências
em um automóvel.
Tempos de volta do Civic Type R
Data
|
Autódromo
|
Tempo de Volta
|
Piloto
|
4 de abril de 2016
|
Silverstone, Reino Unido
|
2’44.45(chuva)
|
Matt Neal (GBR)
|
26 de abril de 2016
|
Silverstone, Reino Unido
|
2’31.85 (seco)
|
Matt Neal (GBR)
|
10 de maio de 2016
|
Circuit de Spa-Francorchamps, Bélgica
|
2’56.91
|
Rob Huff
(GBR) |
23 de maio de 2016
|
Autodromo Nazionale Monza, Itália
|
2’15.16
|
Nobert Michelisz
(HUN) |
31 de maio de 2016
|
Autódromo do Estoril, Portugal
|
2’04.08
|
Bruno Correia (POR)
|
6 de junho de 2016
|
Hungaroring, Hungria
|
2’10.85
|
Nobert Michelisz
(HUN) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário