A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou hoje que está
realizando pesquisas para desenvolver um sistema de Célula de Combustível de
Óxido Sólido (SOFC, ou Solid Oxide Fuel Cell, em inglês) que funciona com
energia elétrica gerada por bioetanol. O novo sistema – pioneiro para uso
automotivo – integra uma célula de combustível e-Bio com um gerador de força.
SOFC é uma célula de combustível que utiliza a reação de múltiplos
combustíveis, incluindo etanol e gás natural, com oxigênio para produzir
eletricidade com alta eficiência.
A célula de combustível e-Bio produz eletricidade por
meio da SOFC como geradora de força, utilizando o bioetanol armazenado no
veículo. A célula de combustível e-Bio utiliza hidrogênio transformado em
combustível por meio de um oxigênio reformado e atmosférico, com a subsequente
produção de eletricidade da reação eletroquímica para alimentar o veículo.
Diferentemente dos sistemas convencionais, o e-Bio
integra a SOFC como sua fonte própria de energia, proporcionando maior
eficiência de energia para dar ao veículo autonomias similares às dos carros
movidos a gasolina (mais de 600 km). Além disso, as características de condução
elétrica distintas dos carros com a célula de combustível e-Bio – que incluem
condução silenciosa, partida linear e aceleração ativa – permitem aos usuários
ter benefícios e confortos de um veículo puramente elétrico (EV, ou Electric
Vehicle, em inglês).
Sistemas de células de combustível utilizam químicas que
reagem com o oxigênio, gerando energia sem a liberação de subprodutos.
Combustíveis bioetanol, incluindo aqueles derivados da cana-de-açúcar e do
milho, estão amplamente disponíveis em países da Europa, Américas do Norte e do
Sul e Ásia. A célula de combustível e-Bio utilizando o bioetanol pode oferecer
um transporte ecologicamente correto e criar oportunidades na produção regional
de energia, enquanto dá suporte à infraestrutura existente.
Quando a energia é produzida por meio de um sistema de
célula de combustível, CO2 é
geralmente emitido. Com o sistema de bioetanol, as emissões de CO2 são neutralizadas a partir do processo
de cultivo da cana-de-açúcar que compõe o biocombustível, permitindo que haja
um “ciclo neutro de carbono”, com aproximadamente nenhum acréscimo de CO2.
No futuro, a célula de combustível e-Bio vai se tornar
cada vez mais fácil de ser utilizada. O etanol misturado com água é mais fácil
e mais seguro de ser manuseado que outros combustíveis. Ao mesmo tempo que
removerá os limites para criação de uma infraestrutura totalmente nova, há
enorme potencial de crescimento de mercado.
Os custos de funcionamento são notavelmente baixos,
beneficiando tanto o público, quanto as empresas, pois a célula de combustível
e-Bio é um ajuste ideal para todos, desde carros de passeio até veículos
pesados.
Na busca pela realização de uma sociedade de carros com
emissões zero e fatalidades zero, a Nissan continua a promover a inteligência e
a eletrificação dos veículos. A companhia é comprometida com sua promessa de
oferecer “Innovation That Excites”, seu posicionamento de marca, com novas
tecnologias como as contidas no conceito “Nissan Intelligent Mobility”.
A célula de combustível e-Bio vai realizar o conceito de
“Nissan Intelligent Power” promovendo maior eficiência e eletrificação de
carros e maior prazer em dirigir, ao lado de baterias dos veículos elétricos,
do Nissan Leaf, do Nissan e-NV200 e do e-Power, equipado com compartimento
exclusivo para motor e gerador de energia de grande capacidade.
A Nissan vai continuar a gerar valor para seus
consumidores por meio da incorporação de sistemas que permitem a extração da
energia elétrica de vários combustíveis, ao abordar as questões de
infraestrutura vinculadas ao fornecimento de energia em todas as regiões do
mundo.
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